sexta-feira, 19 de junho de 2015

Benelli BN 600

1016a
Equipada com motor quatro cilindros em linha de 600 cc, que gera potência máxima de 82 cavalos e torque de 5,3 kgf.m, a Benelli BN 600 é uma naked com design moderno e vem para disputar mercado com a Kawasaki ER-6N e com a Yamaha XJ6 N.
Photo_2 101
Com ótima ciclística, devido ao chassi misto de aço e alumínio, a Benelli BN 600 chega às concessionárias autorizadas da marca no Brasil pelo preço sugerido de R$ 25.990,00, com o primeiro lote (já vendido) disponível no final de maio. Desde 2005, a Bramont, que representa a Benelli em nosso país, é parceira do grupo chinês Q.J., detentor da marca Keeway, cujas motos também serão vendidas no mercado brasileiro.

Fonte: Bramont/Benelli
Fotos: Divulgação/Bramont/Benelli

Kawasaki Z250 SL

Na semana passada, a Kawasaki apresentou um novo modelo: a Z250 SL, que utiliza o motor monocilíndrico da Ninja 250 como base. A moto, sem previsão para chegar ao Brasil, destina-se ao mercado asiático e foi lançada na Indonésia.
1033a
A Kawasaki Z250 SL é uma pequena naked, que vem equipada com motor de 249 cilindradas, com injeção eletrônica e refrigeração líquida, capaz de gerar 27 cavalos de potência máxima e 2,24 kgf.m de torque. Como opcional, o modelo pode vir com sistema de freios ABS.
1033b
Aqui no Brasil a Kawasaki comercializa os modelos Z800 e Z1000, da mesma família da Z250 SL, que passa a ser a moto com menor cilindrada da linha Z, motos urbanas e nakeds.

Fonte: Kawasaki
Fotos: Divulgação/Kawasaki

Suzuki Inazuma

zzz
Suas principais concorrentes são a Dafra Next 250, a Honda CB 300, a Kasinski Comet 250 e a Yamaha Fazer 250, nakeds na mesma faixa de cilindrada. O modelo, inédito no país, vem equipado com um motor bicilíndrico de 248 cm³, com refrigeração líquida e alimentado por sistema de injeção eletrônica. A potência é de 25,7 cv a 8.000 rpm, e o torque de 2,4 kgf.m a 7.000 rpm. Seu aspecto lembra a Suzuki B-King, moto naked de 1.300 cc, e com isso a Inazuma (“relâmpago”, em japonês) ganhou o apelido de “Baby King”.
Suzuki Inazuma no Brasil
A J. Toledo divulgou que nacionalizou o modelo, com montagem e parte da produção feitas em Manaus (AM). Já existente na Europa, a moto conta com um sistema para três modos de pilotagem, painel com alerta para manutenção/troca de óleo e rodas de 17 polegadas. Seu tanque de combustível tem capacidade para 13 litros, e os pontos negativos são os seus 182 kg e o preço sugerido, a partir de R$ 15.900,00.

BMW R Nine T


Ano passado, em um evento de celebração no Museu BMW, em Munique, a marca bávara revelou seu modelo R Nine T, uma roadster com linhas clássicas. A moto deriva da Concept Ninety, desenvolvida pela empresa de customização Roland Sands, na Califórnia, para celebrar os 90 anos da produção de motos pela BMW Motorrad. Lançada em maio de 2013, a Concept Ninety foi criada como moto-conceito, com apelo ao estilo “Café Racer”. Agora, depois de ser lançada como moto de produção, a BMW R Nine T será vendida também no Brasil.
554a
“A BMW R Nine T remonta ao fiel espírito de motocicletas BMW clássicas, incentivando a customização e a personalização”, disse o diretor de design da marca bávara, Edgar Heinrich. A moto apresenta elementos clássicos e modernos, com bastante tecnologia embarcada e um design minimalista, marcado pela ausência de carenagens. O painel de instrumentos, por exemplo, é composto por um display de LCD e por dois grandes mostradores analógicos.
554b
Mantendo-se fiel aos modelos de ponta da BMW, a R Nine T vem equipada com motor boxer de 1.170 cc, refrigerado a ar, capaz de gerar 110 cavalos a 7.750 rpm e 12,13 kgf.m de torque máximo a 6.000 rpm. Destaque para a parte traseira da moto, com uma rabeta bastante curta, que possui um “coquinho” prateado removível, para dar lugar ao assento do carona. As ponteiras de escapamento, sobrepostas no lado esquerdo da moto, completam o conjunto traseiro em harmonia com a suspensão, que é equipada por braço oscilante e monoamortecedor central tipo Paralever, patente BMW.
554c
As rodas raiadas de liga leve acentuam o estilo retrô, e, presas aos aros de cor preta, realçam os discos de freio de 320mm da dianteira, com pinças Brembo de quatro pistões, e o disco único da traseira, ambos com sistema ABS. A BMW R Nine T será vendida no Brasil pelo preço sugerido de R$ 61.500,00, apenas na cor preta.

Ducati Monster 821


Nesta quarta-feira (28/05), a Ducati apresentou a Monster 821, modelo que vai substituir a Monster 796, modelo de entrada da marca italiana. Após muita especulação, finalmente a fábrica de Borgo Panigale revelou as primeiras fotos de seu mais novo lançamento, que começará a ser vendido na Itália a partir de julho deste ano.
1077b
A moto é alimentada pelo motor Testastretta 11º V-twin (biclicíndrico) de 821 cilindradas, o mesmo do modelo Hypermotard, capaz de gerar 112 cavalos. Juntamente com este novo propulsor, a nova Monster apresenta um estilo completamente reformulado, incluindo o chassi treliçado, agora no mesmo padrão de sua recém-lançada “irmã maior” de 1200 cc.
1077c
No pacote eletrônico, oito níveis de controle de tração, freios ABS e três níveis de operação do sistema Ride-by-Wire. Além da ótima ergonomia, a Monster 821 possui um inovador sistema para ajustar a altura do assento e, segundo o comunicado da empresa, “é uma moto com freios de elevada especificação, suspensão excelente, estilo e ergonomia, uma das mais atrativas no segmento de média cilindrada”.
1077d
A nova Ducati Monster 821 será comercializada nas cores Dark (preto fosco), branca e vermelha, pelo preço estimado de 11 mil euros.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

MV Agusta Brutale 800

a MV Agusta, em parceria com a Dafra, confirmou o início das vendas da Brutale 800, o primeiro modelo da MV a chegar ao país equipado com o novo motor três cilindros de 800 cc. Esta é uma das motos mais esperadas da família de nakeds da marca italiana, que também possui versões de 675 e 1090 cc.
1092a
Alimentada por um propulsor tricilíndrico de 798 cilindradas, capaz de gerar 125 cavalos a 11.600 rpm e torque de 8,25 kgm.f a 8.600 rpm, com câmbio de seis velocidades, a Brutale 800 atinge uma velocidade máxima de 245 km/h. Segundo a MV, seu peso seco é de 167 kg e seu  tanque de combustível tem capacidade para 16,6 litros.
1092b
Três cilindros de 800 cc
No pacote eletrônico e mecânico, a Brutale 800 possui sistema de freios ABS (Brembo), com discos de 320 mm, na dianteira, e disco simples de 220 mm na traseira, suspensões com múltiplas regulagens, injeção eletrônica com sistema integrado ao acelerador (também eletrônico) e controle de tração com oito níveis de escolha (MV Eletronic Assisted Shifter).
1092c
A MV Agusta Brutale 800 chega às concessionárias da marca (Dafra) a partir da segunda quinzena de junho, pelo preço sugerido de R$ 47.000,00, nas cores vermelho metálico/prata e branco perolado/vermelho. São aguardados também para o final deste ano os modelos F3 800 e Rivale 800, todos equipados com o mesmo motor de três cilindros da fabricante de Varese.

Ficha Técnica – MV Agusta Brutale 800
Motor:  Três cilindros, 4 tempos, 12 válvulas, comando DOHC, 798 cm3, refrigerado por líquido
Taxa de compressão: 13:3:1
Diâmetro x curso: 79 mm x 54.3 mm
Potência máxima: 125 cv a 11.600 rpm
Torque máximo: 8,25 Kgm.f a 8.600 rpm
Embreagem: Molhada, multidisco
Transmissão: 6 velocidades, malha constante
Distância entre eixos: 1.380 mm
Comprimento total: 2.085 mm
Largura total: 725 mm
Altura do assento: 810 mm
Distância mínima do solo: 160 mm
Trail: 95 mm
Peso (seco): 167 Kg
Tanque de combustível: 16,6 litros
Chassi: Tipo Treliça de aço ALS, com placas traseiras do eixo do braço oscilante em liga de alumínio
Suspensão dianteira: Tipo Marzocchi  “Upside-Down”. Garfo telescópico hidráulico com recuperação de compressão de amortecimento e ajuste externo e independente da pré-carga de mola. Diâmetro da haste =  43 mm. Curso sobre eixo da perna = 125 mm
Suspensão Traseira: Progressiva Sachs, amortecedor único com recuperação e compreensão de amortecimento e ajuste de pré-carga de mola. Braço oscilante de um só lado: material = Liga de alumínio. Curso da roda = 125 mm
Freio dianteiro: Duplo disco flutuante, com 320 mm de diâmetro. Pinça do freio dianteiro: Brembo tipo radial monobloco com 4 pistões 32 mm
Freio traseiro: Disco com 220mm. Pinça do freio traseiro: Brembo com 2 pistões 34 mm
ABS Com Rear Wheel Lift-up Mitigation (RLM)
Roda Dianteira: Liga de alumínio forjado 3,50” x 17”
Roda Traseira: Liga de alumínio forjado 5.50” x 17’’
Pneu Dianteiro: 120/70 – ZR 17 M/C (58W)
Pneu Traseiro: 180/55 – ZR 17 M/C (73W)

Fonte: Dafra/MV Agusta
Fotos: Divulgação/MV Agusta

Buell lança naked

A Erick Buell Racing (EBR) não está agindo com bom senso, ao anunciar seu novo modelo naked por US$ 16.995,00, algo que pode ser fatal no mercado norte-americano, com grande oferta de modelos consagrados nesta categoria de moto e com preços muito mais acessíveis.  A 1190SX é o terceiro projeto de sua nova linha de motos de rua e utiliza como base a mecânica da superesportiva 1190RX, que compete no Campeonato Mundial de Superbike.
1152a
Só para dar base ao que estamos falando, basta olharmos para modelos similares dos concorrentes e seus respectivos valores de mercado: BMW S1000R (US$ 14.950,00), KTM 1290 Super Duke R (US$ 16.999,00) e Aprilia Tuono V4R APRC ABS (US$ 14.999,00). Talvez a Buell esteja contando com o patriotismo, uma vez que é uma empresa norte-americana (parceira da marca indiana Hero) e suas “adversárias” são marcas da Alemanha, da Áustria e da Itália, mas será que é uma boa aposta?
1152b
Deixando as previsões mercadológicas de lado, a SX possui motor V2, com refrigeração líquida, injeção eletrônica e 1190 cilindradas, capaz de gerar 185 cavalos de potência máxima a 10.600 rpm e 14,05 kgf.m de torque. Uma curiosidade está em seu chassi de alumínio, que também funciona como reservatório de combustível, com capacidade para até 17 litros.
1152c
Além do motor, suspensões da marca Showa e o conjunto de freios também são itens derivados da 1190RX. Segundo a Buell, o modelo estará disponível nas concessionárias norte-americanas no início de julho, nas opções de cores vermelho, branco e preto.
1152d
A Hero pagou 25 milhões de dólares por 49,2% da Erick Buell Racing, em um projeto que tem o objetivo de alavancar vendas globais da ordem de 10 milhões de motos nos próximos anos. Porém, é bom lembrar que a Buell tem uma história conturbada. A marca original pertencia à Harley-Davidson e fechou as portas no ano de 2009. Mesmo assim, Erick Buell, fundador da empresa e ex-funcionário da H-D, fez a marca renascer, agora como Erik Buell Racing (EBR), fabricando modelos de competições que depois passaram a ser fabricados em versões para as ruas, como a Buell 1190RX.

Fonte: EBR
Fotos: Divulgação/EBR