
Decodificando as siglas
As primeiras letras das siglas, se referem ao tipo de motor e podem ser:
K (pequenas bicilindricas “flathead” de 1950)
E, F (grandes bicilindricas com comando simples OHV, a partir de 1936)
U, V (grandes bicilíndricas com duplo comando de 1930 a 1948)
D, G, R, W (pequenas bicilindricas “flathead”)
X (modelos da linha Sportster com comando OHV)
Desde 1984 usa-se F (grandes bicilíndricas), X (Sportsters) e V (V-Rods)
Na segunda parte das siglas, as letras podem aparecer sozinhas ou em duplas e se referem às características de cada modelo:
B (modelos com acabamento negro exemplo: Street Bob, Night Train e Cross Bones)
C (Classic ou Custom)
CW (Custom Wide (2008 Softail Rocker))
D (chassis Dyna ou Softail Deuce)
E (partida eletrica)
F (modelos Fat Boy a partir de 1990, Fat Bob a partir de 2008 ou Foot-shift 1972 e anteriormente)
H (modelos com pára-brisa montados no guidão )
I (injeção de combustivel)
L (modelos tipo Low Rider)
N (Nostalgia como na Softail Deluxe/Nostalgia/Special e Nightster na familia Sportster )
P (Policia)
R (Race, Road King, ou Rubber-mount)
S (Sport, Springer)
ST (familia Softail)
T (modelos com para-brisa montado no quadro)
WG (Wide Glide)
SE (Screamin’ Eagle)
U (modelos Ultra)
X (FLHX Street Glide), sport modelos Dyna, e Street Glide nos modelos Touring)
XT (modelo T-Sport Dyna)
As familias Harley-Davidson
Cada “família” Harley-Davidson tem suas próprias caracteristicas de utilização:
Touring: também conhecidas como “dressers”, inclui as Road King e as Electra Glide oferecidas em várias configurações . As Road King tem um visual “retro cruiser” e são equipadas com um grande pára-brisa simples. As Road Kings são remanescentes das grandes bicilíndricas de 1940 e 1950. As Electra Glides podem ser identificadas por seus grandes pára-brisas que se prolongam até o guidão.
Os modelos Touring são distinguidos por seus grandes alforges laterais e suspensão traseira a ar . Todos os modelos Touring usam o mesmo quadro, primeiro utilizado com um motor Shovelhead em 1980, e mantido apenas com pequenas modificações até 2009, quando ele foi largamente modificado. Em 2006 a Harley introduziu uma transmissão de 6 marchas para melhor desempenho em auto-estradas.
Softail: estas grandes motocicletas bicilíndricas concentram fortemente todo o valor e tradição Harley-Davidson. Com a suspensão traseira escondida debaixo da transmissão, elas são visualmente similares às choppers “hardtail”, populares nas décadas de 1960 e 1970. Para manter esta tradição, a Harley oferece modelos Softail com garfos tipo “Springer” e estilo “Heritage” que incorpora design típico dos modelos do começo de sua história.
Dyna: as motocicletas Dyna possuem grandes motores bicilindricos e estilo tradicional. Elas podem ser distinguidas das Softail pela tradicional suspensão traseira por molas que interligam o quadro ao braço da suspensão, e das Sportster pelos seus motores maiores. Nestes modelos, a transmissão também abriga o reservatório de óleo do motor.
Em 2006, a Harley-Davidson uma linha de cinco modelos Dyna: Super Glide, Super Glide Custom, Street Bob, Low Rider, and Wide Glide.
Em 2008, a Dyna Fat Bob foi introduzida na linha Dyna agregando um estilo mais agressivo. A familia Dyna usa o motor 88 Twin-Cam (1440 cc) de 1999-2006. A partir de 2007 a capacidade foi aumentada para 1573 cc .

Nos modelos Dyna os motores são enormes e os amortecedores traseiros são visíveis. Na imagem uma Super Glide e uma Wide Glide
VRSC: esta familia de motocicletas foi lançada em 2001 como esforço da Harley-Davidson em competir com as muscle-bikes japonesas e européias. Como são as únicas Harley da história com refrigeração líquida, as VRSC’s são facilmente reconhecidas pelo radiador na parte frontal e pelo design mais futurista e limpo. Seu motor é exclusivo e foi desenvolvido em parceria com a Porsche.
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