quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Como sangrar o freio da moto

como sangrar o freio
Se ainda não sabe como sangrar freios, isto irá tornar mais fácil está tarefa que qualquer um pode realizar.
Trocar o fluído de freio em sua moto é uma tarefa simples e rápida, mas importante da manutenção da moto que deve ser feito regularmente.
Ao longo do tempo o fluído de freio absorve a umidade do ar e vai perdendo as suas propriedades, juntando ar e resultando em redução do poder de frenagem.

Como saber a hora de sangrar o freio:

No momento em que freiar a moto e ele parecer borrachudo, não ficando sensível ao movimento do manete ou pedal de freio, quando eles estão funcionando corretamente, eles devem se sentir afiados, sensíveis e ágeis.

Como sangrar o freio:

Certifique-se que a moto esteja limpa, especialmente em torno do reservatório do fluído de freio, para que não caia nenhuma sujeira no óleo ou reservatório.
  1. Remova a tampa do reservatório e verifique a especificação do óleo, fluído de freio recomendado para a sua moto, geralmente nas motos de trilha e motocross utiliza-se o dot 5.1 ou superior, por terem uma temperatura de ebulição elevada, não criando gases “ar”ao esquentarem.
  2. Você vai encontrar um mamilo “sangrador” em sua pinça de freio, retire a tampa de borracha e coloque um recipiente vazio sob ele pronto para pegar o fluído de freio velho.Trocando oleo freio
  3. Aperte o freio bombando de 2 à 3 vezes, usando uma chave, solte o mamilo,  mantendo o manete ou pedal pressionado. O fluido de freio velho vai sair do mamilo e o manete vai ficando macio. Aperte o sangrador então solte o manete. Repita esse processo até que o novo fluído saia
  4. Uma vez que você apertar o bico de drenagem, coloque a tampa de borracha e encha o reservatório em 3/4 aproximadamente.
  5. Volte a colocar o diafragma de borracha no lugar e aperte novamente com cuidado a tampa do reservatório.
É muito importante manter o nível do reservatório de óleo cheio até a linha mínima, para que não entre ar novamente no sistema de freio.
E pronto! Como sangrar os freios em 5 passos fáceis, qualquer mecânico de fundo de quintal pode fazê-lo.
O processo é o mesmo para o freio dianteiro ou traseiro.

Dicas extras:

IMG_4606Limpe os parafusos do reservatório com WD40 e deixe de molho, pois as vezes esses parafusos assentam por tanto tempo e vibram mesmo apertados que você vai acabar retirando-os apenas cortando fora, o que é frustrante.
Caso o freio ainda fique borrachudo, ou não tenha um desempenho bom, provavelmente ainda tem ar no reservatório. Neste caso recomendamos que tire o ar com uma seringa e tubo ligado à pinça de freio, mas neste caso recomendamos que leve à um mecânico próximo.
Espero que tenha ajudado, se tiver alguma dúvida ou sugestão pode deixar nos comentários abaixo que terei o prazer em tentar ajudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário