sexta-feira, 27 de março de 2015

Comparativo: Yamaha Drag Star 650 x Honda Shadow 750

Devo começar esse post dizendo que sou um estradeiro, não só por opção, como por coração, também. Pura paixão de pegar a estrada e curtir o vento, a paisagem, o roncado do motor... Minha velocidade cruzeiro - 110 a 120 km/k, não é muito, concordo - permite aos meus olhos visualizarem o que há de mais bonito pra se ver no planeta, que é a vida que sobre ele soberba. Permite que eu sinta o cheiro do mato, ou da chuva que aponta horizonte afora - e que me proporciona outro visual maravilhoso. E não existe nada mais relacionado a isso do que você estar em uma custom, um estilo de motos feita para a (boa) estrada.
Neste comparativo, que até para mim é muito prazeroso saber, vamos ver as diferenças, vantagens e desvantagens existentes entre os modelos Yamaha Drag Star 650 e Honda Shadow 750. São duas motocicletas que no estilo e na aparência parecem ser iguais em praticamente tudo. Mas, a começar pelas marcas e cilindradas, possuem, sim, diferenças cruciais.







Uma das diferenças que pesam no âmbito do estilo é o ângulo do cárter, que na Drag Star é mais aberto. Sua roda dianteira de 19 polegadas, em conjunto com o pneu de 100 mm, contra 17" da Shadow e pneu 120 mm, permitem melhor retomada nas curvas para a estradeira da Yamaha. No entanto, conforto para o passageiro é algo também passageiro, se me permitem o trocadilho. Na Drag Star, o banco do passageiro é mais fino do que o da Shadow, e acompanha a curvatura feita pelo para-lama, o que faz perder um pouco do contato de superfície entre o bumbum e o banco. Na Shadow, o banco é mais largo e reto, o que proporciona melhor assento à passageira ou passageiro.


Detalhe do amortecedor e do eixo cardã na Shadow 750


A Drag Star puxa mais para o estilo chopper de ser, tanto que seu monoamortecedor traseiro fica escondido, o que proporciona ainda mais a sensação de hard tail (rabo duro). A Shadow possui dois amortecedores traseiros externos, promovendo maior absorção dos impactos e um visual do tipo custom, e não chopper, como na Drag. A Shadow é também 10 cm mais baixa do que a Drag Star. Isso pode fazer com que, em determinadas curvas, e conforme ela for feita, o pedal poderá raspar no chão, o que exige atenção e destreza do piloto.

Motor da Drag Star 650

Motor da Shadow 750

A transmissão de ambos os modelos se dá por cardã. Na Shadow, esse elemento é coberto por um tubo de metal e na Drag ele fica descoberto, devido especialmente à largura de seu pneu traseiro, que é de 180 mm (contra 170 da Shadow). 
O farol da Shadow é do tipo automático, que se liga assim que a chave é girada. Além disso, ela não possui o botão lampejador do farol alto, o que já é convencional na Drag Star (apesar de, alguns anos atrás, a Yamaha ter dispensado tal botão, ela teve que voltar atrás nesse sentido, dada a solicitação de seu público consumidor).
Em relação à capacidade de seus tanques de combustível, a Drag Star comporta 16 litros, contra 14,3 lts da Shadow. Em termos de autonomia, a Drag alcança 288 km e a Shadow viaja sem se reabastecer 293 km. Por volta dos 80 km/h, a Drag faz 18 km/l e a Shadow 20,5 km/l. É só fazermos as contas.






As diferenças mais notáveis



Na Drag, os amortecedores dianteiros são hidráulicos, com tubos expostos, tipo Ceriani, curso de 140 mm e conta, ainda, com um pequeno protetor contra as pedras nos caminhos. Na Shadow os amortecedores hidráulicos têm uma capa protetora e o curso é de 117 mm.
Em ambas, os escapamentos têm duas saídas, porém, na Shadow, elas se juntam em um só terminal. 




Escape da Shadow 750: dois em um.


Seus motores têm a mesma arquitetura V2, mas na Yamaha é arrefecido a ar, com ângulo de 70º entre os cilindros, duas válvulas por cilindro e pintado de preto fosco com a tampa do comando cromada. Já na Honda o motor é arrefecido a líquido e pintado de alumínio, com três válvulas por cilindro e tampas cromadas. O ângulo entre os cilindros é de 52º.  A potência desenvolvida na Drag é de 40 cv a 6.500 rpm e torque de 5,2 Kgf.m a 3.000 rpm. A Shadow 750 desenvolve potência de 45,8 cv a 5.500 rpm e torque de 6,42 kgf.m a 3.000 rpm. 
Enquanto a chave da ignição da Drag é na coluna de direção, junto com a trava do guidão, a Shadow tem a chave na lateral esquerda em local de fácil acesso, mas a trava do guidão é separada. E ela conta, ainda, com um sistema codificado de segurança (só não pode perder a chave de forma alguma! O trabalho para refazê-la, pelo menos para leigos nesse assunto, como eu, não deve ser moleza). 


Detalhe do tanque, painel e mesa do guidão da Shadow


Detalhe painel de velocímetro e odômetro da Drag Star 650




As duas motos possuem freio a disco dianteiro e tambor traseiro, além de terem comportamentos muito parecidos durante a frenagem. A maior diferença está no fato de que, na Drag Star, tem-se a sensação de um freio "mais duro", mas nem por isso, menos eficiente.
Em termos de velocidade final, a Shadow 750 se deu melhor: primeiro, pelo próprio motor, que é de 100 cilindradas a mais. Segundo, devido ao cabeçote de três válvulas e ao seu limitador de giros. A velocidade final da Drag, em testes, foi de 153,5 km reais; na Shadow, foi de 165,8 km.


Preços


A Yamaha Drag Star 650 é cerca de 5 a 6 mil reais mais barata (tendo como base as zero quilômetro), estando na faixa dos R$ 25 mil. Já a Shadow brilhava nas concessionárias sustentando etiquetas de R$ 31.900. Se formos comparar os preços de usadas (ano 2005), a Drag Star pode ser comprada em torno dos R$ 18 mil, enquanto que a Shadow 750 está saindo em torno de R$ 21 mil. 
No geral, são duas motocicletas maravilhosas, tanto em baixa quanto em alta, assim como na estrada e também no visual de cada uma. A escolha, com certeza, não é fácil, mas vai pesar também, no final, além do preço, a preferência do motociclista: Yamaha ou Honda? Pese tudo, antes de realizar sua compra.


Tabela comparativa resumida


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