O modelo de 2011 chamava atenção pelo aspecto assimétrico dos farois – A suspensão dianteira era convencional
A BMW F-800 R faz curvas como poucas, participam disso os excelentes pneus Michelin power 2CT
Vale destacar que esta moto chegou ao Brasil e logo começou a ser montada em Manaus (AM), o que diminuiu seu preço e aumentou suas vendas. Ao longo desses anos as mudanças foram mínimas, apenas nas cores. Porém, para 2015 decidiu-se por mudanças mais profundas para tentar dar fôlego à moto. Então ela ganhou novo farol dianteiro, suspensão invertida entre pequenos refinamentos e novas cores. No entanto, aquele visual “caolho” da frente da moto já não existe e quem a vê de longe, precisa de um pouco mais de atenção para descobrir que aquela moto parecida com muitas outras é a velha e confiável BMW F 800 R.
Nova frente da BMW F 800 R muda a identificação visual da marca e a suspensão invertida melhora o que já era bom
Com o tempo ajustes foram feitos e a potência foi aumentada, de 87 cv para 91 cv (90 hp) e com apenas 203 kg pronta para andar, essa moto acelera como poucas e sua leveza e conforto permitem que se ande muitas horas sem se cansar. As naked são motos essencialmente urbanas, mas quando há um bom motor como esse, proporciona boas características estradeiras também. Os sistemas são tão bem equilibrados que é difícil dizer qual o melhor aspecto da F 800 R, se é o motor ou o chassi. Mas uma coisa é certa: o sistema de cancelamento dinâmico de vibrações mantém baixas as vibrações do motor, especialmente até 5.000 rpm. Após essa rotação ela ressurge em velocidades mais altas. Uma biela extra move um braço com uma massa equivalente às peças em movimento recíproco, pistões e parte das bielas. De forma que as duas massas em movimento contrário cancelam as vibrações umas das outras. Solução inteligente e simples que dispensa eixos balanceiros ou peças extras em rotação.
Para uso na cidade ela é muito ágil e confortável. Essa moto faz do percurso diário uma rotina de prazer e diversão. A primeira é um pouco longa, mas o grande torque que já surge na marcha lenta permite arrancadas tranquilas, sem necessidade de deslizar muito a embreagem ou de acelerar em demasia, porque a primeira e segunda marchas estão mais curtas. Suas qualidades não se restringem ao motor e câmbio, mas há também um conforto excepcional que se amplia pela facilidade com que se conduz a moto no trânsito.
F-800-R tem potência para andar bem e torque para andar com facilidade
Ciclística confiável de respostas mais previsíveis
O seu acelerador ficou mais progressivo, no início do curso ele pega leve e acelera com delicadeza. Mais para o fim do curso a coisa fica complicada e para usar todo o curso do acelerador você precisa refazer a pegada em uma nova posição do pulso (“regrip”). Assim, fica bem claro como a utilização da moto serve tanto para um uso tranquilo, na primeira pegada do acelerador, quanto para um uso mais intenso com o “regrip”. Nessa hora o motor acelera rápido e a velocidade chega também muito rápido. Bom porque os freios são mais potentes também e o ABS leva a força de frenagem quase ao limite da tração disponível.
Geometria antes radical, quase como uma super esportiva se tornou mais amena e mais fácil de conduzir
A sintonia do sistema de admissão é feita pelo longo tubo que liga a entrada da caixa de ar, passando pelo grande filtro de impurezas
A média de consumo no teste do modelo novo foi de 20,68 contra 18,84 km/litro medido no teste feito com o modelo anterior. O máximo foi de 22,57 Km/litro e o mínimo ficou em 19,6 Km/litro. Melhorou bastante o que já era bom uma moto “twin” de 800 cc.
O cabeçote de oito válvulas tem os dutos de admissão bem verticais, posição favorecida pela localização do tanque de gasolina, debaixo do banco. Assim, a caixa de ar pode ser dimensionada para uma sintonia fina com a faixa útil de rotação. O filtro, logo após o grande duto de admissão, mantém um grande volume de ar dentro da caixa e colabora com essa sintonia. A seleção da frequência correta de ressonância dos dutos permite que um maior volume de mistura entre na câmera de combustão.
Pedaleiras mais baixas e mais para frente acompanham o banco, 10mm mais baixo também
A nova frente melhorou as já boas qualidades do modelo anterior. com 125 mm de curso nas duas rodas. Na BMW F 800 R o amortecedor traseiro tem um posicionamento quase horizontal que resulta em grande progressividade sem a complicação da utilização de links. E ainda tem regulagens de pré-carga da mola com botão manual (não precisa de ferramenta) e no retorno do hidráulico.
Como não poderia ser diferente numa BMW, o acabamento é impecável. Encaixes perfeitos e componentes de primeira linha fazem desse modelo um bom desafio para as concorrentes, particularmente a Triumph Street Triple que, apesar de cilindrada menor, com um cilindro a mais oferece mais potência. Mas para essa alemã isso não faz falta, ela tem outras vantagens. Disponível nas cores azul e branca, toda azul ou toda branca, o preço da BMW F 800 R é R$ 35.362,00 (tabela Fipe 25/6/2015).
Nenhum comentário:
Postar um comentário