sábado, 4 de julho de 2015

BMW S 1000 XR

Esta família reúne muita tecnologia, esportividade e segurança. E parece que o objetivo da BMW S 1000 XR é reunir numa só moto as virtudes de toda a família e que a BMW denomina Adventure Sport. De acordo com as informações da própria BMW, a S 1000 XR possui muita versatilidade, com qualidade de estradeira, desempenho esportivo e conforto de sobra para uso diário do trânsito pesado das grandes cidades ou para as longas viagens com garupa, inclusive.
Ela traz o mesmo motor de quatro cilindros em linha, mas na versão “amansada”, por assim dizer, a mesma que equipa a naked S 1000 R. A potência é de 160 cv a 11.000 rpm e o torque máximo é de 11,5 kgfm a 9.250 rpm. Apesar do caráter esportivo do motor, ele permite conduzir a baixas rotações com força suficiente para um passeio seguro e muita economia. Mas claro, se a pedida for mais esportividade, lá está a cavalaria pronta a servir quando chamada.
Duas cores e preço ainda indefinido
Duas cores e preço ainda indefinido
Na parte eletrônica da moto, lá estão os sistemas que permitem ao piloto programar os modos de pilotagem, com o modo “Rain” e “Road” onde você escolhe de acordo com as condições do piso. Como a capacidade de tração é um dos critérios que os sistemas eletrônicos avaliam para manter o nível de segurança da pilotagem, a XR traz o sitema de controle de estabilidade ASC (Automatic Stability Control). Opcionalmente, a S 1000 XR pode trazer adicionar ao sistema o modo “Pro”, que admite selecionar novos modos e variações de condução da moto como o “Dynamic” e “Dynamic Pro”, nos quais se incluem o DTC (Dynamic Traction Control), sistema de controle dinâmico de tração (variável automaticamente) e o ABS Pro, que atua de forma mais sensível inclusive quando a moto está em curva e inclinada.
O chassi é praticamente igual ao utilizado nas outras motos da família, em alumínio e com o motor fazendo parte da estrutura. No entanto, uma nova geometria foi dada à motocicleta, que conta com garfo invertido na suspensão dianteira e duplo braço oscilante com amortecedor central na traseira, ambos com regulagens. Opcionalmente esta moto pode vir com o moto ESA (Electronic Suspension Adjustment) de ajuste de suspensão, que permite executar ajustes bem específicos e voltados ao tipo de condução, peso dos ocupantes e condições do piso, o que eleva ainda mais o nível de segurança na pilotagem.
Mesmo chassi de alumínio com motor fazendo parte da estrutura, mas com outra geometria pelas características diferentes das suspensões
Mesmo chassi de alumínio com motor fazendo parte da estrutura, mas com outra geometria pelas características diferentes das suspensões
O estilo da BMW S 1000 XR combina elementos da linha GS (bigtrail), touring e sport, procurando não destacar qualquer característica do design da moto. Para o piloto, o esforço para oferecer um ergonomia perfeita, numa posição de pilotagem quase natural, mas que permite movimentação quando é necessário mudar o estilo. A carenagem frontal e as proteções do guidão trazem elementos aerodinâmicos para quebrar qualquer possibilidade de turbulência ou incômodo pelo vento e o para brisa possui regulagem de altura e inclinação. Outro destaque da moto voltado para o conforto é a altura do banco ao solo que pode ser regulada em até 3 cm.
O painel é compacto com formato indefinido e que mistura um contagiros redondo e um grande mostrador de cristal líquido, além de aproveitar espaço na periferia para as luzes espia e uma grande luz de alerta para troca de marcha (shift light) que admite regulagem para esta troca entre 7.000 rpm e 12.000 rpm. No mostrador digital há regulagem da luminosidade e é possível ler uma grande quantidade de informações: contagiros, velocidade, marcha engatada, moto de condução ativado, km total, temperatura do líquido de arrefecimento do motor, nível do combustível, autonomia, km parcial 1 e 2, consumo médio, velocidade média, memorização de dados da pilotagem, luz de alerta para troca de marchas e relógio.
Painel de formato indefinido, mas com uma enorme quantidade de informações; repare no alto a luz de alerta para mudança de marcha programável
Painel de formato indefinido, mas com uma enorme quantidade de informações; repare no alto a luz de alerta para mudança de marcha programável
A nova BMW S 1000 XR é oferecida em duas cores: Vermelho “Racingred” e Branco “Lightwhite”. Confira a galeria de imagens e a ficha técnica da nova BMW S 1000 XR.
BMW S1000 SR - Ficha Técnica

Nenhum comentário:

Postar um comentário