Um dos lançamentos mais aguardados e comentados do Salão de Motos de Milão (EICMA), foi a Ducati Diavel, esta é a primeira custom da marca italiana. A nova moto da fabricante italiana impressiona pelo visual musculoso, agressivo e pela esportividade, tanto é que é difícil achar a qual categoria de moto pertence esta “machina”, alguns a chamam de “custom cruiser”, “custom naked” ou”cruiser” independente da classificação esta é uma moto única que merece ser conhecida mais afundo. Confira…
A proposta da Ducati com a Diavel foi sem duvida bastante ousada e inovadora, a moto nasceu com a missão de aliar conforto e esportividade, características mitológicas das motos desta fabricante italiana. Para deixar claro que a Diavel é um autêntica Ducati, ela traz em seu DNA, traços já conhecidos de outros modelos da marca, como o quadro em treliça, entre outras exclusividade, que contribui para um comportamento dinâmico, com respostas rápidas e precisas, porém com muito conforto para viagens mais longas, algo raros neste tipo de moto.
Várias dos componentes da Ducati Diavel vieram da 1200 SS Multiestrada, entre eles o motor Testastretta de 11°, dois cilindros em L com um total de 1.198,4 cm³ e que desenvolve uma energia monstruosa de 162 CV e um torque de 13 kgfm. A nova Ducati irá contar com duas versões, Diavel e Diavel Carbon, versão mostradas nas fotos e que traz componentes em fibra de carbono.
O desempenho não foi revelado, porém certamente a Diavel terá um desempenho de arrepiar, já que a moto pesa apenas 210 kg.
Na traseira é impossível não reparar no pneu de 240 mm desenvolvido pela Pirelli especialmente para a Diavel, já na dianteira as rodas de liga leve de 17 polegadas. A missão de parar o foguete italiano fica a cargo de um sistema de freio desenvolvido especialmente pela Brembo, que também é fornecedora de Ferrari e Lamborghini. A roda dianteira traz um disco de freio de 320 mm com quatro pistões, na traseira o disco é de 265 mm e conta com pistões duplo.Sem duvida um das maiores preocupações dos engenheiros da Ducati foi a segurança, além dos freios Brembo, também há sistema de freios ABS e Ducati Traction Control, um controle de tração desenvolvido pela própria fabricante, que pode ser ajustado em cinco níveis.
No painel há dois visores LCDs. Através do sistema Ducati Riding Modes (Ducati Modo de Pilotagem), o piloto pode escolher entre três modos de direção, no dia a dia na cidade a opção ideal é o modo Urban, já o modo Sport é ideal para quem quer levar sua Diavel ao extremo com uma pilotagem bastante esportiva, além dos modos Urban e Sport também há o modo Tourism, ideal para estradas e viagens longas. O câmbio é de seis marchas.
O conjunto e suspensão traz garfos de 50mm da Marzocchi, enquanto na traseira há amortecedores na horizontal, ele permite inclinações de até 41º.
Nos EUA e Europa, a Diavel deve chegar as ruas no primeiro trimestre de 2011, como já era de ser esperar de um moto tão sofisticado, a Diavel não irá custar barata, no mercado americano o preço irá partir de 16,995 dólares cerca de R$ 28,800, nos Estados Unidos a quantia é suficiente para adquirir algumas das motos mais velozes do planeta com a Yamaha YZF-R1, BMW S1000 RR e a recém lançada Kawasaki Ninja ZR-10 F que traz um motor de 200 CV. Portanto no Brasil quem quiser ter um Diavel na garagem terá que ter um conta bancária bem gorda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário