quarta-feira, 4 de março de 2015
Todos os detalhes da Trek Émonda SLR 10, a mais leve das bikes
Marcos Adami / Bikemagazine
Fotos de divulgação
A notícia de que a Trek é a dona da bike de ciclismo mais leve do mundo causou desconfiança na imprensa especializada. A marca norte-americana, que tem sede em Wisconsin, apresentou oficialmente antes do Tour de France a nova Trek Émonda, de apenas 4.65kg, uma peso-pena nesse competitivo mundo de bikes extraleves.
O nome Émonda é um anagrama do nome dos demais modelos consagrados da marca: Domane e Madone. Além do jogo de palavras, a palavra Émonda deriva do verbo francês “émonder”, que significa cortar, eliminar, perfeito para uma nova bike que precisou perder todo peso possível para garantir o troféu de mais leve das leves.
O desenvolvimento da nova Trek Émonda levou 30 meses. A bike havia sido vista em junho na Criterium du Dauphine e no Tour da Suíça, com atletas da equipe Trek Factory Racing. O modelo Émonda SLR 10, de 4,65kg para o tamanho 56cm, se consagra como a bike de linha mais leve em produção e vai chegar ao mercado dos EUA por US$ 16 mil (cerca de R$ 37 mil). O quadro da SLR 10 será vendido avulso por US$ 4.200,00.
Para obter o novo quadro de apenas 690 gramas, a Trek usou a conhecida tecnologia de carbono OCLV (Optimum Compaction Low Void) Ultralight Serie 700. Para chegar nesse peso, a Trek fez a mais rigorosa e sofisticada otimização de tubos da história da empresa. (Para efeito de comparação: o quadro Cervélo RCA pesa 667 gramas, 20 gramas a menos que o Cannondale Super Six EVO e 187 gramas mais leve que o Specialized SL4). O garfo é inteiramente novo e pesa 280 gramas.
LEVEZA
O setup da Émonda SLR 10 traz o que há de mais leve disponível no mercado de componentes, em particular da marca alemã Tune. A bike sai de fábrica com o grupo SRAM Red 22 de 11 velocidades e 1.455 gramas (pedivela compacto 50×34 e cassete 11×25), rodas tubulares de 886 gramas montadas com cubos Tune MIG45, raios Sapim CX-Ray e aros de carbono Tune Skyline; selim Tune Komm-Vor Plus (83g), blocagens de roda Tune (27g o par), canote de selim Bontrager SLR Ride Tuned de carbono (119g), freios Bontrager Speed Stop do tipo “Direct Mount” (232g o par) e pneus tubulares Vittoria Crono CS 700x22c de 360g o par.
O canote é da Bontrager, modelo SLR Ride Tuned de carbono e que permite um ajuste de até 10cm na altura. A Bontrager fornece também o guidão integrado com a mesa, de apenas 216 gramas.
No quadro, pequenos detalhes permitem que alguns gramas sejam eliminados, como o suporte integrado ao quadro para o câmbio dianteiro e para os suportes de caramanhola, bem como a gancheira de carbono. A bike será comercializada na geometria denominada como H1, mais agressiva e aerodinâmica, própria para competição. O quadro já vem preparado para receber grupos eletrônicos, com a bateria escondida no interior do canote de selim.
Os cabos elétricos agora têm conectores de 7mm em vez de 4mm. Para garantir a rigidez, a Trek optou por uma caixa de movimento central BB90, mais larga. Já na direção, a escolha foi por um tubo E2 assimétrico que parte de 1-1/8″ e afina até 1.5″ em sua base.
Outra importante novidade é o sistema DuoTrap S, que integra um sensor Bluetooth®/ANT+ que vai embutido no chain stay esquerdo e que coleta os dados de velocidade, distância e cadência e transmite esses dados sem fio para o gadgets da Bontrager, Garmin, PowerTap ou SRM e que podem ser exibidos nesses aparelhos que vão fixados num suporte no guidão integrado.
OUTROS MODELOS
Mas não é só de extrema leveza que vive a nova linha Émonda. No total, a Trek preparou toda uma gama com 12 modelos. Cada linha oferece as versões S, SL e a top SLR. O modelo básico é o Émonda S4, de 8,74kg, que vai custar US$ 1.899,00 nos EUA e vem com grupo Shimano Tiagra. A linha SL começa com o modelo SL6, de 7,39kg e Shimano 105 e preço de US$ 2.900,00. O modelo SLR6, de 6,6kg, é o mais acessível entre as top, vem equipado com Shimano Ultegra 6800 e custa US$ 7 mil.
A Trek oferece também três modelos WSD (Women Special Design) voltados para o público feminino e geometria H2, menos agressiva e que privilegia o conforto para longas pedaladas.
Todas as bikes são oferecidas nos tamanhos 50, 52, 54, 56, 58, 60 e 62cm.
A LINHA COMPLETA
Émonda S 4 – 8,74kg
Émonda S 6 – 8,38kg
Émonda SL 6 – 7,39kg
Émonda SL 6 – WSD – 7,46kg
Émonda SL 8 – 7,06kg
Émonda SL 8 Red – 6,81kg
Émonda SL 8 WSD – 7,00kg
Émonda SLR 6 – 6,60kg
Émonda SLR 8 – 6,15kg
Émonda SLR 9 – 6.10kg
Émonda SLR 9 – WSD 6,09kg
Émonda SLR 10 – 4,65kg
PESO DOS COMPONENTES
Quadro Émonda SLR – 690g
Garfo Émonda SLR – 280g
Acessórios do quadro (gancheira, cabos e parafusos) – 30.5g
Guidão integrado Bontrager XXX – 216g
Canote Bontrager SLR Ride Tuned – 119g
Caixa de direção superior Cane Creek AER – 18g
Caixa de direção inferior FSA Super Light – 17.8g
Freios Bontrager Speed Stop – 232g o par
Grupo completo SRAM Red – 1.455g
Rolamentos de cerâmica Bontrager – 62g
Espaçador da mesa Tune – 1.2g
Selim Tune Komm-Vor Plus – 83g
Rodas Tune: cubo dianteiro MIG45, cubo traseiro MAG150, aros de carbono Skyline, raios Sapim CX Ray – 886g
Blocagens Tune Skyline U20 – 27g o par
Expander e tampa da direção Tune Gum Gum – 15g
Pneus tubulares Vittoria Crono CS – 360g o par
Fita de guidão e par de plugs Bontrager – 34g
Cabos e conduítes Jagwire Road Elite Link – 125g
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