Ao contrário dos carros que carregam um pneu extra para possíveis imprevistos, as motos não possuem estepe – nome do pneu extra do carro. Se um dos pneus da moto furar ou estourar, o motociclista terá um pouco de trabalho para continuar a viagem. Se o pneu furar vai demorar um pouco para ele ficar totalmente murcho e tem como o motoqueiro seguir até o borracheiro mais próximo mesmo como o pneu furado. O problema mesmo é quando o pneu estoura, aí não tem como o motociclista seguir em sua rota.
- Dificuldade
- Fácil
Coisas que você precisa
- Jogo de Chave Allen
- Alicate
- Jogo de Chave de Boca
- Luvas de Proteção
- 1
Com a chave Allen retire os parafusos que fixam os discos do freio da roda da moto. Tanto o pneu dianteiro, quanto o pneu traseiro possuem o disco do freio, então o procedimento será basicamente o mesmo. Em seguida, retire os cabos do freio e também os discos de frenagem.
- 2 Para soltar a roda da moto, você precisará do jogo de chave de boca. É necessário um jogo porque cada modelo e marca exigirá um tamanho diferente da boca da chave. São duas porcas que fixam a roda na moto, você terá que segurar um parafuso imóvel (isto pode ser feito com uma chave ou um alicate) e soltar o outro parafuso. Com os parafusos soltos, retire a roda da moto.
Se o pneu não estiver furado ou estourado, você precisará esvaziá-lo para poder trocá-lo, pois a troca será muito mais fácil se ele estiver murcho. Não há segredos para retirar o pneu do aro, é só puxá-lo. E a colocação do novo pneu, também será facilitada se ele estiver vazio. Encaixe um lado do pneu dentro do aro, depois encaixe a outra parte (o que poderá te oferecer um pouco mais de trabalho, mas mesmo assim é uma operação bem simples).
- 3 Para finalizar a troca, fixe novamente a roda na moto. Aperte muito bem os parafusos para a roda não soltar enquanto você andar com a moto e não se esqueça de recolocar os cabos dos discos do freio.
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