Descendente direta da revolucionária Z1 de 1972, modelo que inaugurou a linhagem de motocicletas esportivas de alta performance da Kawasaki há 40 anos, a Z800 traz as mais recentes tendências de design e tecnologia para a lendária família Z.
Comparando lado a lado, a bela Z750 e a fera Z800, os números demonstram a evolução técnica. O consagrado motor de 4 cilindros em linha teve sua cilindrada aumentada, de 748 para 806 cc, resultando em aumento correspondente da potência de 106 para 113 cv e do torque de 8,0 para 8,5 kgf.m, números que na prática enriquecem a diversão de pilotos iniciantes e veteranos. Além disso, novos materiais e novas técnicas de construção, adotados desde a carcaça até os cilindros, contribuíram para a redução do peso e aumento da eficiência do conjunto.
No novo chassis, o quadro tubular de aço de alta resistência é complementado por um sub-chassis de alumínio fundido, com a fixação do motor mais próximo do seu centro de gravidade, reduzindo as vibrações transmitidas ao piloto. A postura é ligeiramente inclinada para a frente (frente abaixada, traseira levantada), contribuindo para o visual mais agressivo. A geometria do conjunto resulta em uma pilotagem com alta responsividade, agilidade e estabilidade.
As suspensões foram otimizadas para o aumento de potência e a nova rigidez do chassi. Tanto o garfo dianteiro invertido de 41 mm da Kayaba como o amortecedor traseiro a gás do tipo Uni-Trak são ajustáveis no amortecimento de retorno e na pré-carga da mola. O sistema de freios também foi redimensionado, com o duplo disco dianteiro aumentado para 310 mm, com duas pinças opostas de 4 pistões. Assim como na Z750, a Z800 oferece a opção do ABS instalado de fábrica.
Além das mudanças estruturais, o tanque de combustível também foi redesenhado e está mais estreito junto às pernas do condutor. A posição de pilotagem natural e relaxada proporciona uma experiência de pilotagem prazerosa em qualquer ambiente.
Completando os requintes de estilo da Z800, a lanterna traseira de LED forma uma dupla de letras "Z" quando acesas, enquanto o moderno painel de instrumentos totalmente digital está mais completo, com a adição de novas funções personalizáveis ao gosto do piloto.
Motor | 4 tempos, 4 cilindros em linha, refrigeração líquida |
Cilindrada | 806 cc |
Diâmetro x curso | 71.0 x 50,9 mm |
Taxa de compressão | 11,9:1 |
Sistema de válvulas | DOHC, 16 válvulas |
Potência máxima | 83,0 kW (113 CV) / 10.200 rpm |
Torque máximo | 83.0 N•m (8,5 kgf•m) / 8.000 rpm |
Sistema de combustível | Injeção eletrônica |
Sistema de ignição | Bateria e bobina (ignição transistorizada) |
Sistema de partida | Elétrica |
Sistema de lubrificação | Lubrificação forçada (cárter úmido) |
Transmissão | 6 velocidades |
Sistema de acionamento | Corrente de transmissão |
Relação de redução primária | 1,714 (84/49) |
Relação da 1ª marcha | 2,571 (36/14) |
Relação da 2ª marcha | 1,941 (33/17) |
Relação da 3ª marcha | 1,556 (28/18) |
Relação da 4ª marcha | 1,333 (28/21) |
Relação da 5ª marcha | 1,200 (24/20) |
Relação da 6ª marcha | 1,095 (23/21) |
Relação de redução final | 3,000 (45/15) |
Sistema de embreagem | Multidisco, em banho de óleo |
Tipo de quadro | Espinha dorsal tubular (com sub-quadro do motor) em aço de alta elasticidade |
Inclinação / Trail | 24° / 98 mm |
Suspensão dianteira | Garfo invertido de 41 mm com retorno e pré-carga da mola ajustáveis |
Suspensão traseira | Uni-Trak com amortecedor a gás, com retorno e pré-carga da mola ajustáveis em 7 níveis |
Curso da suspensão dianteira | 120 mm |
Curso da suspensão traseira | 137 mm |
Pneu dianteiro | 120/70ZR17M/C (58W) |
Pneu traseiro | 180/55ZR17M/C (73W) |
Freio dianteiro | Disco duplo de 310 mm em formato margarida, pinça dupla oposta com quatro pistões |
Freio traseiro | Disco simples de 250 mm em formato margarida, pinça com pistão simples |
Ângulo de direção (esq. / dir.) | 31° / 31° |
Dimensões C x L x A | 2.100 mm x 800 mm x 1.050 mm |
Distância entre eixos | 1.445 mm |
Distância do solo | 150 mm |
Altura do assento | 834 mm |
Capacidade do tanque | 17,0 litros |
Peso em ordem de marcha | 229 kg/ 231 kg (c/ ABS) |
Cores: | Candy Burnt Orange, Metallic Spark Black e Candy Flat Blazed Green |
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