As mudanças foram tão grandes que a nova V-Strom 1000 possui tecnologias que a Suzuki nunca havia empregado em nenhuma outra de suas motocicletas fabricadas até hoje. Estamos falando de um controle de tração, que não é nenhuma novidade, mas que está sendo utilizado pela fabricante em sua primeira motocicleta. A novidade da Suzuki ainda conta com um assistente de embreagem de dois modos: Assistido, onde a força requerida para acionar o manete é reduzida; e Deslizante, que permite uma redução mais suave das marchas;
Com valor de R$55.900,00 a V-Strom 1000 chega em julho e será produzida através da fabrica J.Toledo Suzuki, em Manaus, no já conhecido sistema CKD (onde as peças são importadas e a montagem acontece aqui, no Brasil).
As mudanças da novidade vão desde o design até o motor que, apesar de ter sido desenvolvido com base no anterior de 996cc, agora possui 1.037cc. As características do propulsor são: DOHC, V2 com 8 válvulas e refrigeração líquida capaz de gerar a potência máxima de 101cv a 8.000rpm e torque máximo de 10,5kgf.m a 4.000rpm.
Apesar da aparência de que encara qualquer terreno a V-Strom 1000 2014 tem melhor desenvolvimento no asfalto. Essa ideia fica clara ao observarmos os seus pneus: Battle Wing Bridgestone de 150/70 R17 na traseira e 110/80 R19 na dianteira que são feitos para o asfalto. Outro detalhe é não possuir a opção de desligar o sistema de freios ABS, muito utilizada na hora de pegar estradas de chão.
Outra novidade interessante do modelo é o seu conjunto de suspensão de alto nível que conta com garfos dianteiros invertidos KYB e balança traseira convencional (160mm de curso) que possuem total ajuste de pré-carga, compressão e retorno. Para garantir um uso mais versátil em perímetro urbano seu peso foi diminuído em 13%, pesando agora 228kg em ordem de marcha.
Disponível em quatro opções de cores (preta, vermelha, branca e dourada) a V-Strom 1000 não fica fora do preço sugerido de suas concorrentes mais próximas comercializadas no país. Seus quase R$56mil competem diretamente com a Ducati Multistrada 1200 ABS e a Yamaha XT 1200Z Super Ténéré que custam exatamente o mesmo valor.
Vídeo Nova Suzuki V-Strom 1000 2014 Brasil
Ficha Técnica da nova Suzuki V-Strom 1000 2014
Motor | 4 tempos DOHC, 2 cilindros e “V” a 90º |
Cilindradas | 1.037cc |
Refrigeração | Líquida |
Potência Máxima | 101cv a 8.000rpm |
Torque Máximo | 10,5kgf.m a 4.000rpm |
Alimentação de Combustível | Injeção Eletrônica |
Sistema de Ignição | Eletrônica por CDI |
Câmbio | 6 velocidades |
Freio Dianteiro | Disco duplo de 310mm com ABS |
Freio Traseiro | Disco simplesde 260mm com ABS |
Capacidade do Tanque | 20 litros |
Peso | 228kg (em ordem de marcha) |
Dimensões | 2.285 mm (comprimento) x 865 mm (largura); 1410mm (altura total) |
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