sexta-feira, 17 de abril de 2015

KTM Duke 390

Com estreia de vendas marcada para junho desse ano, a KTM Duke 390 que será montada aqui no Brasil, em Manaus, promete apresentar um desempenho digno de moto grande, mas com peso e dimensões de motos menores e com atributos que chamam a atenção e que pode cumprir com a promessa de ser a “moto que faltava” no mercado, o que veremos.
A Duke 390 possui alguns atributos já conhecidos de sua “família”, como a Duke 200, apresentando também motor e quadro em treliça aparentes, continuando a linhagem leve, ágil com torque de sobra, e com o visual já conhecido e caracterizado por linhas angulosas e farol alongado.
KTM Duke 390 chega ao Brasil

KTM Duke 390 será montada no Brasil em 2015

Seu diferencial começa pelo ótimo sistema ABS BOSCH 9M nos freios, característica somente de motos maiores, que pode ser desligado apenas apertando um botão, em conjunto com os freios a disco de 300 mm e pinça de fixação radial com quatro pistões na dianteira e disco de 230 mm com pinça flutuante de um pistão na traseira, garantem a segurança em pista fechada e em situações de excesso que por ventura o motociclista possa cometer.
Para quem gosta de curvas, ou precisa de agilidade para manobrar na hora do trânsito, o modelo apresenta vantagens ergonômicas, sendo que as pernas se encaixam perfeitamente na moto, o pé alcança facilmente o chão por seu banco ter altura de apenas 80 cm do solo, o guidão é de alumínio, sendo largo para deixar os cotovelos confortáveis, e sua pequena inclinação ajuda os joelhos a ficarem pouco flexionados.
KTM Duke 390 chega ao Brasil

Nova KTM Duke 390 entrega 44cv de potência

Sua potência de 44cv gerados pelo motor monocilíndrico de 373 cm³, aliada ao quadro de treliça (como falado, já conhecido da família) e com peso a seco de 139 kg, gera uma relação peso/potência de 3,15 kg/cv, maior que a Honda CB 500F, por exemplo, que gera 50,4 cv, porém pesa 41 kg a mais.
O baixo consumo de combustível também chama a atenção, seu motor com injeção eletrônica e câmbio curto de seis marchas auxiliam nesse ótimo desempenho, onde testes feitos chegaram no registro de 21 km/l no computador de bordo, em velocidade de estrada.
Mas, apesar de ser um modelo que agrada em vários quesitos, o que não anda fazendo muito sucesso é o preço, que gira em torno de R$23 mil e R$25 mil, mas nada ainda confirmado. O preço justo para a KTM Duke 390 seria de aproximadamente R$22 mil, no máximo, ficando entre os preços da Kawasaki Ninja 300 e de Honda CB 500F, que é o que já acontece na Europa.
Se a KTM Duke 390 será a moto que faltava do mercado saberemos somente quando o preço final for definido, pois, apesar da moto possuir habilidades realmente atrativas, como especificamos abaixo, de nada valerá se o preço ficar maior que o já praticado em outros mercados.
KTM Duke 390 chega ao Brasil

Ficha Técnica KTM Duke 390 2015

Motormonocilíndrico de 373,2 cm³; 4V; DOHC; refrigeração líquida
Cilindrada373 cc
Potência máxima44 cv (a 9.500 rpm)
Torque máximo3,57 kgfm (a 7.250 rpm)
AlimentaçãoInjeção eletrônica Bosch
Câmbioseis marchas
Sistema de partidaElétrica
Transmissão primáriaEngrenagens
Transmissão secundáriaCorrente
BateriaHELIAR 12V x 6Ah (XTZ-DL), selada
QuadroTreliça de aço
Suspensão dianteira / cursoGarfo invertido WP com tubos de 43 mm de diâmetro e 150 mm de curso
Suspensão traseira / cursoMonoamortecedor WP com 150 mm de curso fixado diretamente à balança
Sistema de freioABS BOSCH 9M
Freio dianteiroDisco simples de 300 mm de diâmetro, pinça radial ByBre com quatro pistões e ABS desligável
Freio traseiroDisco simples de 230 mm de diâmetro, pinça flutuante ByBre de um pistão
Pneu dianteiroMetzeler de 110mm OU 110/70 ZR17 (dianteira)
Pneu traseiroMetzeler de 150mm OU 150/60 ZR17 (traseira)
Rodas17 polegadas
Comprimento x Largura x Altura2.145 mm (c) x 760 mm (l); altura não disponível
Distância entre eixos 1.367 mm
Altura do assento800 mm
Altura mínima do solo170 mm
Peso seco139 kg
Capacidade do tanque de combustível11 litros
CoresBranca e preta
Painel de InstrumentosTotalmente digital multifunção, informa sobre o consumo e a autonomia restante, permitindo personalizar sua moto.

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