O novo propulsor é ainda mais potente e destemido, típico da linha Ninja. O motor foi repaginado, ganhando mais potência. A Ninja ZX-10R traz agora 200,1 cv de potência a 13.000 rpm com um torque máximo de 11,4 kgfm a 11.500 rpm.
Entre as inovações, o quadro e a suspensão forma remodelados. O quadro recebeu viga dupla de alumínio que permite maior rigidez e, consequentemente, maior estabilidade, além de uma condução mais linear.
A suspensão foi outro item fundamental que também sofreu modificações. O sistema agora é equipado com novos amortecedores eletrônicos Öhlins.
A nova suspensão dianteira BPF é um dos grandes fatores que contribuem para o comportamento destacado da nova Ninja ZX-10R sob frenagem. Comparada com uma bengala de cartucho do mesmo tamanho, a BPF apresenta um pistão principal de quase o dobro do tamanho (39,6 mm diâmetro contra 20 mm de diâmetro na Ninja ZX-10R 2010), assim, o óleo lubrificante age dentro de um perímetro bem maior, o que proporciona menor pressão interna e o aumento da eficiência do sistema.
Já o conjunto traseiro, que posiciona o amortecedor e link sobre a balança - foi remodelado para o aumento da rigidez - oferecendo assim, alguns benefícios: maior grip, ação da suspensão ainda mais suave, maior agilidade em curvas e, maior centralização de massa.
Modelo totalmente reformulado traz inovações com destaque ao controle de tração.
A Kawasaki Ninja ZX-10R é reconhecida por ser uma fera dentro e fora das pistas, pois conta com o que há de melhor em termos de engenharia. Como toda a Ninja, possui o DNA exclusivo da marca japonesa, caracterizado pela alta performance e o visual agressivo.
Os engenheiros da marca ousaram na nova versão e implementaram na Ninja ZX-10R o inédito controle de tração S-KTRC (Controle de Tração Esportiva Kawasaki). O sistema dispõe de três modos de uso: esportivo, esporte-urbano e uso em piso molhado, que dá ao piloto a possibilidade de controlar melhor os limites de performance, adaptando-se a diversas situações, do uso urbano até o máximo desempenho em pistas. O novo equipamento monitora as condições de aceleração e rotação das rodas e controla as rotações do motor evitando que as rodas percam o contato com solo ou que forneça uma potência maior do que o pretendido em momentos críticos.
O sistema permite inclusive que a moto se saia muito bem em situações difíceis, como por exemplo, em piso molhado. O S-KTRC permite que o piloto tenha uma saída precisa - sem que haja derrapagens - e uma condução com total controle, já que o intuito do dispositivo é garantir a segurança do condutor e seu passageiro.
E por falar em inovação, a Kawasaki ZX-10R versão 2013 também dispõe do moderno Power Mode (modo de potência). Composto por três fases: Full, Middle e Low, o dispositivo permite que o condutor selecione a entrega de potência de acordo com sua preferência e condição. Se a escolha for pelo modo Full (curva de potência máxima), a entrega será no maior nível. Se a opção for pelo Low (curva de potência baixa), a máquina utilizará cerca de 60% da capacidade máxima.
Quando a escolha for pelo Middle (operação variável), o desempenho irá variar de acordo com a posição do acelerador. A menos de 50% da aceleração máxima, o desempenho será o mesmo do modo Low. Quando exigidos mais de 50%, os pilotos podem ganhar acesso à faixa de performance entre as curvas de potência baixas e altas. O acionamento do dispositivo acontece através do mesmo botão (Power) que liga o controle de tração.
Motor | 4 tempos, 4 cilindros em linha, refrigeração líquida |
Cilindrada | 998 cc |
Diâmetro x curso | 76,0 x 55,0 mm |
Taxa de compressão | 13,0:1 |
Sistema de válvulas | DOHC, 16 válvulas |
Potência máxima | 147,1 kW (200,1 CV) / 13.000 rpm |
Potência máxima com RAM Air | 154,4 kW (209,9 CV) / 13.000 rpm |
Torque máximo | 112 N•m (11,4 kgf•m) / 11.500 rpm |
Sistema de combustível | Injeção eletrônica |
Sistema de ignição | Bateria e bobina (ignição transistorizada) |
Sistema de partida | Elétrica |
Sistema de lubrificação | Lubrificação forçada (cárter úmido com óleo refrigerado) |
Transmissão | 6 velocidades |
Sistema de acionamento | Corrente de transmissão |
Relação de redução primária | 1,681 (79/47) |
Relação da 1ª marcha | 2,600 (39/15) |
Relação da 2ª marcha | 2,053 (39/19) |
Relação da 3ª marcha | 1,737 (33/19) |
Relação da 4ª marcha | 1,571 (33/21) |
Relação da 5ª marcha | 1,444 (26/18) |
Relação da 6ª marcha | 1,348 (31/23) |
Relação de redução final | 2,294 (39/17) |
Sistema de embreagem | Multidisco, em banho de óleo |
Tipo de quadro | Viga dupla em alumínio fundido |
Inclinação / Trail | 25º / 107 mm |
Suspensão dianteira | Garfo invertido de 43 mm com compressão, retorno e pré-carga da mola totalmente ajustáveis amortecedores eletrônicos Öhlins |
Suspensão traseira | Back-link horizontal com amortecedor a gás, compressão, retorno e pré-carga da mola totalmente ajustáveis |
Curso da suspensão dianteira | 120 mm |
Curso da suspensão traseira | 140 mm |
Pneu dianteiro | 120/70ZR17M/C (58W) |
Pneu traseiro | 190/55ZR17M/C (75W) |
Freio dianteiro | Disco duplo de 310 mm em formato margarida, pinça dupla de fixação radial com 4 pistões opostos de alumínio |
Freio traseiro | Disco simples de 220 mm em formato margarida, |
pinça com pistão simples de alumínio | |
Ângulo de direção (esq. / dir.) | 27º / 27º |
Dimensões C x L x A | 2.075 mm x 715 mm x 1.115 mm |
Distância entre eixos | 1.425 mm |
Distância do solo | 135 mm |
Altura do assento | 813 mm |
Capacidade do tanque | 17 litros |
Peso em ordem de marcha | 198 kg / 201 kg (ABS) |
Cores: | Lime Green, Pearl Flat Crystal White |
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