quarta-feira, 25 de junho de 2014

Ninja ZX-6R

Se você realmente quer superar seus limites, você precisa de uma superesportiva como a nova Ninja ZX-6R 2012, agressiva nas respostas, precisa nos controles e confiável nas manobras. Graças a um extensiva atualização pelos engenheiros da Kawasaki na redução do peso, na centralização de massas, refinamento do comportamento do motor e chassis e incorporando um revolucionário projeto de suspensão dianteira, a nova Ninja ZX-6R está ainda mais compacta e precisa, proporcionando todas as qualidades que os pilotos de ponta necessitam.

Balanceamento de chassis e centralização de massa revistos:
Enquanto a estrutura principal do chassi se manteve a mesma, a rigidez em torno da balança traseira e os suportes traseiros do motor foram revistos, otimizando assim o balanceamento de rigidez entre dianteira e traseira. O motor é montado com um ângulo mais agudo de posicionamento dos cilindros. Rotacionado em torno do eixo de saída, o centro de gravidade do motor está 16 mm mais alto e a saída do escapamento está situado 10 mm mais alto. O resultado é uma performance aprimorada em curvas e na dirigibilidade.

Chassis super leve:
As duas peças do sub-chassis são de alumínio fundido, constituindo as seções dianteira e traseira. Esse projeto permite uma construção muito leve e precisa. O novo sub-chassis é ainda bem estreito permitindo que a traseira da motocicleta seja muito compacta e fina. A caixa de ressonância, o suporte do painel de instrumentos e os espelhos retrovisores foram unidos com o duto do Ram Air, contribuindo para redução de peso e aumento da rigidez do conjunto. Os suportes do chassis foram revistos para reduzir a quantidade de peças, o que também contribui para a redução do peso. A utilização de novos materiais compostos completaram o trabalho de redução de peso.

Amortecedor de direção qualificado para competições:
Um amortecedor de direção Öhlins ajustável com válvula de alívio e duplo tubo é equipamento de série na ZX-6R. O tubo secundário atua como um reservatório e a construção interna garantem amortecimento estável mesmo em condições de competição (mesmo que o fluido de amortecimento no cilindro se aqueça não cria espuma). A braçadeira integral do amortecedor impede que o movimento do pistão seja obstruído.

Controle preciso de aceleração:
Guias cilíndricas acoplados na parte superior da caixa do filtro de ar asseguram o fluxo mais preciso da mistura de combustível para os injetores secundários. Com o combustível direcionado com maior precisão para os dutos de entrada, aumenta a eficiência da combustão.

Suspensões:
O novo BPF (Big Piston Front fork) é um dos grandes responsáveis pelo excelente comportamento da ZX-6R em frenagens. Comparado a suspensões tradicionais com o mesmo comprimento, o BPF utiliza um pistão principal com quase o dobro do diâmetro (ø37 mm contra ø20 mm no modelo anterior); o fluido no interior do BPF atua numa superfície com área quase quatro vezes maior. A maior área de superfície permite que a pressão de amortecimento seja reduzida, e ao mesmo tempo assegura que a força de amortecimento se mantenha a mesma. A redução da pressão de amortecimento permite que o tubo deslize mais suavemente, o que é especialmente notável no início do curso. O resultado é um maior controle quando o garfo inicia a compressão, e uma resposta muito calma enquanto o peso do veículo se transfere para a frente e a velocidade cai, assim proporcionando maior estabilidade do chassis nas entradas de curvas. Como o BPF elimina muitos dos componentes internos de um garfo tradicional, a construção é simplificada resultando em menor peso total. Os ajustes de compressão e retorno estão localizados na parte superior de cada tubo do garfo e a pré-carga da mola na parte inferior.

Novos Freios:
Dois grandes discos dianteiros semi flutuantes de 300 mm de aço inox em formato de pétala proporcionam formidável capacidade de parada. Com 6 mm de espessura, os discos são capazes de suportar os rigores da pilotagem em competições. Poderosas pinças de montagem radial transmitem sua eficiência diretamente até a manete do freio. O cilindro mestre garante excelente contato e controle. Um disco de 220 mm em formato de pétala equipa o freio traseiro. O pedal do freio traseiro foi revisto e agora está posicionado no mesmo eixo da pedaleira, para maior eficiência no acionamento e melhor sensibilidade nas frenagens.

Nova instrumentação:
Até mesmo pilotos profissionais ocasionalmente esquecem em que marcha estão. O grande indicador numérico de marcha fornece informação instantânea ao piloto - especialmente útil no caso de um engate errado. Com design similar ao da ZX-10R, o novo painel de instrumentos permite uma leitura clara e rápida.

Nova disposição do escapamento:
O novo desenho do escapamento, com um silencioso lateral mais curto, reduz o peso anteriormente localizado abaixo do assento, contribuindo para uma sensação mais leve nas nas tomadas de curva. A utilização de uma pré-câmara de exaustão ainda contribui para a centralização de peso.

Embreagem com limitador de back-torque adjustável:
A embreagem com ajuste do limitador de back torque reduz os trancos na roda traseira que podem ocorrer nas reduções de marcha em altas rotações.

Lighter Weight:
Além da dirigibilidade mais ágil, nossos engenheiros queriam deixar a nova motocicleta o mais leve possível. Todas as peças do motor e chassis foram reavaliadas para a redução de peso. A nova Ninja ZX-6R atingiu um peso em ordem de marcha aproximadamente 10 kg mais leve que a sua antecessora.

Motor 4 tempos, 4 cilindros em linha, refrigeração líquida
 Cilindrada 599 cc
 Diâmetro x curso 67,0 x 42,5 mm
 Taxa de compressão 13,3:1
 Sistema de válvulas DOHC, 16 válvulas
 Potência máxima 94,1 kW (128 CV) / 14.000 rpm
 Potência máxima com RAM  AIR 98,5 kW (134 CV) / 14.000 rpm
 Torque máximo 66,7 N•m (6.8 kgf•m) / 11.800 rpm
 Sistema de combustível Injeção eletrônica
 Sistema de ignição Bateria e bobina (ignição transistorizada)
 Sistema de partida Elétrica
 Sistema de lubrificação Lubrificação forçada (cárter úmido com óleo refrigerado)
 Transmissão 6 velocidades
 Sistema de acionamento Corrente de transmissão
 Relação de redução primária 1,900 (76/40)
 Relação da 1ª marcha 2,714 (38/14)
 Relação da 2ª marcha 2,200 (33/15)
 Relação da 3ª marcha 1,850 (37/20)
 Relação da 4ª marcha 1,600 (32/20)
 Relação da 5ª marcha 1,421 (27/19)
 Relação da 6ª marcha 1,300 (26/20)
 Relação de redução final 2,688 (43/16)
 Sistema de embreagem Multidisco, em banho de óleo
 Tipo de quadro Perimetral em alumínio prensado
 Inclinação / Trail 24º / 103 mm
 Suspensão dianteira Garfo invertido de 41 mm com compressão, retorno e pré-carga da mola totalmente ajustáveis
 Suspensão traseira Uni-Trak com amortecedor a gás, compressão, retorno e pré-carga da mola totalmente ajustáveis
 Curso da suspensão  dianteira 120 mm
 Curso da suspensão traseira 134 mm
 Pneu dianteiro 120/70ZR17M/C (58W)
 Pneu traseiro 180/55ZR17M/C (73W)
 Freio dianteiro Disco duplo de 300 mm em forma de pétala, pinça dupla
 de fixação radial com 4 pistões opostos de alumínio
 Freio traseiro Disco simples de 220 mm em forma de pétala, pinça com pistão simples de alumínio
 Ângulo de direção (esq. / dir.) 27º / 27º
 Dimensões C x L x A 2.090 mm x 705 mm x 1.115 mm
 Distância entre eixos 1.400 mm
 Distância do solo 120 mm
 Altura do assento 815 mm
 Capacidade do tanque 17 litros
 Peso em ordem de marcha 191 kg
 Cores:
Lime Green, Ebony

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