Tudo é relativo: a moto com mais cilindrada não significa ser a mais potente, assim como uma moto de grande potência não significa que ela tenha o melhor em desempenho
Para Cláudio Peixoto, consultor de vendas e supervisor de treinamento de produtos sobre motos, vê com preocupação, com os clientes e com meus formandos em vendas, a respeito de qual a velocidade que tal moto atinge. Ou seja, "o interesse principal é a velocidade final da moto".
Segundo ele, é considerável tal atitude, pois a velocidade é algo que transmite "poder", status, adrenalina e destreza. É, de fato, um "vício".
Mas, o que significa a força que a moto atinge? Ela é importante para a pilotagem?
Cláudio salienta que existe diferenças entre elas e de cada uma, seja potência, cilindrada ou torque pode aproveitar destas forças para uma pilotagem segura mais segura dentro da cidade como em rodovias
O profissional explica que cilindrada é a capacidade cúbica (cm³) de combustível e ar que cabe dentro de um recipiente no motor, chamado cilindro.
Portanto, cilindro nada mais é do que um recipiente onde fica o combustível e o oxigênio para serem detonados e gerar força no motor. Já a potência, ela é medido por cavalos vapor (cv) ou Horse Power (HP). Refere-se à velocidade final que uma moto atinge.
Cláudio salienta que uma moto de grande potência não significa que ela (a moto) seja a melhor em desempenho. "Exemplo disso é a Hayabusa com 197 cv, com 220 kg a seco e entre eixos de 1,480 mm, comparando com uma GSX 1000 R, com 185 cv (sem indução de ar), 172 kg a seco e entre eixos 1,415. Qual delas tem um desempenho melhor? Sem dúvida, aquela de menor peso, menor entre eixos (curvas mais rápidas e curtas). Ou seja, melhor relação peso/potência e outras coisinhas a mais", pondera.
Sobre o torque, o especialista afirma que é a força da qual a moto possui de saída e retomada de velocidade. "Mede-se em kgf-m. Esta capacidade de retomada de velocidade (rapidez em retomada de aceleração) é a mais importante para o piloto defensivo, pois a moto terá um poder de saída mais rápido e um poder de ultrapassagens mais seguras. Principalmente para as motos de pequeno porte e cilindrada".
Para ele, muitos se confundem entre potência, torque e cilindrada. A moto com mais cilindrada, não significa ser a mais potente. Ele exemplifica: "CB 600 F Hornet, com 600 cm³ e 102 cv, e Bandit 1250 cm³, com 98 cv. Claro, se quiser atingir maior velocidade final, escolha uma Hornet. Se quiser uma maior retomada de velocidade ou uma saída de trator, "enrugando" asfalto, escolha a Bandit 1250.
Claúdio diz que antes de comprar uma moto, não pense só em cilindrada. "Pense em como o torque ou a potência poderá lhe ajudar na pilotagem. Não pense somente em velocidade final (embora em certas situações seja muito importante), pense na força de retomada de acelerações, pois, mais importante do que ganhar uma corrida é ultrapassar com segurança, ou ter uma saída mais rápida e segura do que um carro em sua cola no semáforo", ressalta.
Claúdio salienta que as motos mencionadas nem precisam se preocupar com retomadas de velocidade ou mesmo em velocidades finais. "Estas máquinas são excelentes de torque e potência. Talvez escolham pelo desempenho, ou seja, estabilidade em curvas, frenagens, chassi, entre outros". Mas, em motos de menor cilindrada, onde a velocidade é o de menos, pesquisem bem qual o torque que elas oferecem, porque são mais perigosas em nosso trânsito. A falta de torque nestas motos pode, até mesmo, cair parafusos, fundir motores, soltar escapamentos .
Para finalizar, testem o vendedor da loja, perguntem sobre a ficha técnica da moto que lhe interessa. Pesquisem peso, torque, potência. Não se iludem em uma moto de maior potência e não ter torque para suportar piloto, garoupa e o peso da própria moto.
Mais informaçõesAuge Motos
Endereço:Av. Bezerra de Menezes Número:1665
Bairro: São Gerardo
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