quinta-feira, 18 de junho de 2015

KTM 1290 Super Duke R

a 1290 Super Duke R chega ao Brasil pelo preço sugerido de R$ 79.000,00, para disputar mercado em uma das categorias com maior nível de crescimento em nosso país. Segundo a KTM, a novidade vem para redefinir o termo “Streetfighter”, pois, segundo a marca austríaca, essa naked é considerada a mais potente do planeta, apresentando um poderoso propulsor bicilíndrico de 1.301 cc, capaz de gerar 180 cavalos de potência máxima a 8.870 rpm e torque de 14,68 kgf.m a 6.500 rpm.
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Com câmbio de seis velocidades, a nova 1290 Super Duke R se utilizou da plataforma da superesportiva RC8, no qual os engenheiros da KTM trabalharam para aumentar a entrega de torque e conseguir uma total otimização para a potência do motor. Para fazer isso, os profissionais aumentaram a “elasticidade” desse V2 para níveis nunca antes alcançados, mas sem prejudicar a rápida resposta que esse propulsor pode oferecer. Desse modo, foi criado um motor V2 a 75°, com gestão eletrônica e função ride-by-wire, que proporciona um desempenho de tirar o fôlego, harmonizando o modelo tanto para deslocamentos urbanos quanto para o uso em autódromos.
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A principal razão para o desempenho fantástico da KTM 1290 Super Duke R é o cabeçote de alta tecnologia com duplo comando de válvulas, dutos de fluxo otimizado, balancins roletados revestidos de DLC e ignição dupla. Os longos intervalos de manutenção de 15.000 km se devem às válvulas nitretadas e ao material perfeitamente adaptado para assentá-las corretamente. Além disso, os pistões são extremamente leves, com estrutura “box-in-box” (a mesma utilizada na Fórmula 1), outro aperfeiçoamento de um projeto utilizado na KTM 1190 RC8 R. O diâmetro cresceu de 105 para 108 mm, enquanto o peso foi reduzido em 13%.
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O painel de instrumentos fornece todas as informações logo à primeira vista, ressaltando a velocidade e a rotação do motor, ambos de fácil leitura graças às generosas dimensões do equipamento. Na tela de LCD também são exibidas todas as funções que podem ser configuradas, sempre com uma ampla gama de opções de ajustes sob o controle do condutor, acionados a qualquer momento pelo seletor de modo, tudo apresentado de forma organizada, clara, intuitiva.
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O pacote único da 1290 Super Duke R, com um motor brutal e um chassi perfeitamente equilibrado, proporciona uma pilotagem sem limites para a diversão. Previsibilidade absoluta e alta segurança estão garantidas também pelos insuperáveis freios Brembo, pelos pneus e pelo sistema de assistência desenvolvido em estreita colaboração com a Bosch. Freios ABS, diferentes modos de pilotagem e controle de tração com sensor do ângulo de inclinação MTC (Motorcycle Traction Control) fazem parte do pacote.
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O sistema ABS 9M+ Bosch oferece maior segurança, mas é preciso saber que sua ação é um pouco tardia, devido ao ajuste esportivo. É possível desligá-lo completamente para uso em pista ou selecionar o modo “Supermoto” para desativá-lo apenas na roda traseira. Já o sistema de controle de tração MTC é regulado de acordo com o ângulo de inclinação, podendo agir segundo o modo escolhido: “Sport”, “Street” ou “Rain”, ou seja, para uma atuação mais agressiva, segura ou suave, respectivamente.
As rodas projetadas pela KTM são leves e extremamente robustas, equipadas com os novos pneus Dunlop Sportsmart II, especialmente desenvolvidos para a esta moto. Seu peso seco total é de 189 kg e o tanque tem capacidade para até 18 litros de combustível.

Fonte: KTM
Fotos: Divulgação/KTM

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