O designer francês Nicolas Chapel transformou uma XJ6 em um modelo radical, pronto para executar manobras conhecidas mundialmente como Stunt, uma modalidade que exige muita técnica, perícia e equilíbrio de quem a pratica. Para isso foi criada a Yamaha XJ6 Cage Six, um conceito muito divertido, que mesmo sendo uma moto customizada mantém o motor, o quadro, as rodas e as suspensões originais.
1469a
Com essa configuração, a Cage Six mantém o propulsor de quatro cilindros em linha de 600 cc, capaz de gerar 77,5 cavalos de potência máxima a 10.000 rpm e torque máximo de 6,09 kgf.m a 8.500 giros. Porém, por causa da adaptação para manobras, foi adicionado um acelerador acionado pelo polegar, semelhante aos usados em motos náuticas, além do convencional, e um manete de freio extra no punho esquerdo. Uma coroa maior na traseira também foi introduzida, para melhorar a resposta na aceleração.
1469b
“Para este modelo desenvolvemos um conceito meio louco, mas, ao mesmo tempo, mantendo o design e a funcionalidade da moto. Por isso, o projeto foi baseado com foco na função necessária para se executar truques com a máquina e não apenas um exercício de estilo. A XJ6 é uma boa base, porque é uma moto leve, o que nos deu uma boa ferramenta para o primeiro passo neste mundo. O motor também é fácil de controlar, daí o apelo universal e não um ‘brinquedo’ só para profissionais”, disse Chapel.
1469c
O francês também explicou: “Para proteger a moto nós projetamos uma ‘gaiola protetora’ em torno do motor, imitando um quadro de bicicletas. Esta é a característica que batiza a moto… é visualmente tão forte que a nomeou com a alcunha de ‘Cage’ (gaiola em idioma inglês)”. Ele acrescentou: “Também fizemos almofadas extras no tanque de combustível e na parte traseira, com um prolongador que auxilia o piloto nas manobras de wheeling (empinadas), tudo para evitar arranhões. Nós amamos fazer este projeto”.

Fonte: Yamaha Motor Europe
Fotos: Divulgação/Yamaha