domingo, 14 de dezembro de 2014

Tracker T-800 CDi


Tracker T-800 CDi
Em minhas navegações na web, sempre vi imagens e li matérias sobre motocicletas a diesel. Na verdade, engenhocas de fundo de quintal onde “inventores” juntavam um quadro robusto de alguma moto antiga a um motor a algum motor diesel de algum carro compacto europeu. Mas o que eu não sabia é que desde 2009 a holandesa E.V.A Products BV comercializa a Tracker T-800 CDi, talvez a única motocicleta a diesel oficialmente homologada.
A motocicleta tem um design “bem BMW”, inclusive o sistema de suspensão traseiro com um mono-braço que comporta o  eixo-cardã. A sacada foi acoplar um motor Mercedes-Benz de 800cc turbodiesel (utilizado no Smart ForTwo) de três cilindros na motocicleta. O motor é compacto e proporciona  53.6 cv o que pode parecer pouco para uma 800cc, mas o pulo do gato é a que rotação esta potência está disponível: apenas 3.750 rpm. O torque de 10.2 kgmf é alcançado a infimos 1.850 rpm. Numa comparação direta, a BMW R 1200 GS alcança 12.2 kgmf a 6.000 rpm. O resultado disso, é que a T-800 CDi obtém a incrível marca de 45.5 km/l. Multiplicando isto pelo tanque de 19 litros, temos uma autonomia de 865 km! A BMW GS com seu tancão de 33 litros fica nos 564 km de autonomia.
Tracker T-800 CDi
O lado negativo da T-800 (como em qualquer veículo a diesel) é o peso: 225 kg a seco, ou dois a mais do que a GS que tem 400cc a mais e também o preço que aqui no Brasil poderia chegar a R$ 120 mil !

Nenhum comentário:

Postar um comentário