A Honda está trazendo de volta para o Brasil, à nova geração de uma moto que fez bastante sucesso por aqui no passado, a CB 500. Apresentada no final do ano passado no Salão de Motos de Milão, a nova CB 500 F traz visual inspirado na CB 600 Hornet, porém conta com um motor 2 cilindros totalmente novo e com 50 cv. Custando a partir de R$ 22.000 ela tentará fisgar os compradores principalmente pelo bolso, conquistando o público que busca uma moto maior, acima das 250 ou 300 cilindradas, sem pagar alto por isso.
A nova Honda CB 500F chega em duas versões, os preços partem de R$ 22.000 para a versão standard e R$ 23.500 para a configuração equipada com freios ABS.
Além da CB 500F a Honda também lançará no país a recém criada família CB 500, que é composta pela esportiva CBR 500R (foto abaixo) que conta com carenagem esportiva e pela aventureira CB 500X, porém ambas deverão chegar ao mercado nacional apenas no começo de 2014.
A nova CBR 500 R chega ao Brasil em breve, provavelmente no começo de 2014
Mas focando na nova CB 500F – ela será montada na fábrica da Honda em Manaus, tendo alguns componentes trazidos produzidos em solo brasileiro, e outros importados da Tailândia, onde originalmente é produzida e exportada para o resto do mundo.Acima a Nova Honda CB 500X
Visual…Visualmente o modelo agrada, com desenho atraente e agressivo, porém bastante limpo, ela segue a proposta de ser uma naked esportiva, o desenho do farol segue o atual padrão da Honda e é bastante arrojado, assim como o formato do tanque de combustível que conta com uma espécie de tomada de ar nas laterais, e vincos marcantes e salientes, o motor tem todos os seus componentes pintados em preto fosco, a rabeta é curta e elevada, o espaço para o garupa é reduzido. A lanterna traseira traz desenho simples e com lâmpada comum nada de LEDs.
Painel…
O painel da CB 500F é bastante completo, ele é totalmente digital e conta com velocímetro, conta giros, hodômetro (total e parcial), relógio, e marcador do consumo de combustível, instantâneo e da média de consumo, além dos indicadores de diagnóstico do motor.
Mecânica…
Na parte mecânica a CB 500F traz uma grande novidade, um motor bicilindríco (2 cilindros), quatro tempos, com 471 cm³, este bloco possui pistões forjados em liga de alumínio, similares ao usado pela esportiva CBR 600 RR, e também refrigeração a liquido, ou seja possui radiador, e ao contrário da CB 500F vendida na Europa e na Ásia, o modelo brasileiro conta com motor mais potente, com bons 50.4 cv, (a versão européia possui 48 cv), o torque é de 4.55 kgfm a 7.000 rpm na versão brasileira.
Já a transmissão é manual de seis marchas. O tanque de combustível acomoda 15.7 litros, e de acordo com a Honda a CB 500F pode fazer até 420 km com um tanque, tendo um consumo médio de 26.7 km/l.
Na parte ciclística os engenheiros da Honda se preocuparam em fazer uma moto fácil de ser domada, principalmente em comparação a CB 600 Hornet, a posição de se pilotar é mais baixa, o acento fica a 78.5 cm em relação ao solo, e o peso da moto também é consideravelmente leve para uma 500 cilindradas, são 180 kg, o sistema de suspensão é simples porém pretende trazer conforto e facilidade na condução da moto, ela possui na dianteira suspensão com garfo telescópico com 120mm de curso, enquanto na traseira a suspensão é composta pelo sistema pró-link com 118mm de curso monoamortecida.
Para terminar as rodas da CB 500F são de liga leve aro 17 com pneus de 120/70 R na dianteira e 160/60 na traseira. O sistema de freio conta com disco na dianteira e na traseira, sendo de diâmetro de 320 mm na dianteira e 240 mm na traseira.
As vendas da nova CB 500F começam em outubro, a Honda espera comercializar cerca de 6.000 unidades no primeiro ano de comercialização, um número modesto, pelo tamanho do nosso mercado.
A CB 500X chega no começo de 2014 junto com a CBR 500R, visualmente ele lembra muito a NC 700X
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