Lançada no mercado brasileiro no final de 2011 a Honda CBR 600F, uma moto ainda pouco conhecida, mas que tem qualidades e visual bastante interessante, ela é bem mais do que uma versão com carenagem da CB 600 Hornet, é uma moto mais esportiva, aerodinâmica e e dependendo da situação mais confortável. A linha 2014 da CBR 600F está disponível no Brasil em duas versões: Standard e C ABS, os preços são de R$ 33.990 para a primeira opção e R$ 36.990 para a opção top com ABS. Confira os detalhes…
Produzida no Brasil a CBR 600F compartilha o mesmo quadro, motor e suspensão da Hornet, porém a diferença entre as duas é grande, 600F conta com uma aerodinâmica carenagem, inspirada nas motos de competição da Honda que melhora sua pilotagem, além disso, o conjunto óptico conta um farol maior e mais moderno, há ainda um importante para-brisa que garante mais conforto e segurança ao piloto, protegendo-o do vendo, pedras, spray da chuva, e aqueles insetos chatos tão comumente apanhados pelos motociclistas.
O guidão da CBR 600F é diferente, com semi-guidão preso a mesa, o que permite que o piloto tenha uma pilotagem mais deitada, ou seja, mais esportiva, ideal para quem quer se sentir um piloto de corrida. Outro detalhe importante relatado por quem andou nas duas motos (Hornet CB 600 e na CBR 600F) elas tem seus prós e contra, por exemplo, ao se andar na cidade, ou em viagens longas esta posição esportiva da CBR 600F acaba cansando, mas ai vai do gosto do piloto, porém para quem quer pisar fundo é a postura mais ideal. Estas diferenças na pilotagem são de propósito, os engenheiros da Honda ao construir a CBR 600F quiseram fazer uma moto mais esportiva e aerodinâmica do que a Hornet e uma que fosse mais confortável e civilizada do que a ainda mais radical CBR 600RR, tendo uma proposta equilibrada entre conforto e esportividade.
Por fim os retrovisores da CBR 600F ficam mais à frente, melhorando um pouco o campo de visão.
Dotado de um respeitável conjunto mecânico, a CBR 600F proporciona uma boa dose de diversão para quem busca esportividade ao pilotar, ela vem com um motor de 599 cilindradas, 4 cilindros em linha, com refrigeração a líquido, DOCH, 16 válvulas com injeção eletrônica, capaz de entregar ótimos 102 cv a 12.000 giros, e um torque máximo de 6.5 kgfm a 10.500 rpm. O câmbio é manual de seis marchas, este conjunto não tem dificuldades para empurrar os 191 kg da moto, (196 kg na versão com ABS). Um detalhe importante é que a CBR 600F é mais potente do que as 600 cilindradas rivais como Ninja 650R e Yamaha XJ6R, que possuem motor na faixa dos 70 a 80 cv.
Mas você deve estar se perguntando a CBR 600F é mais rápida do que a Hornet, bem segundo testes da revista Quatro Rodas Motos, elas empataram na aceleração de 0 a 100 km/h precisando de 3.9 segundos, em velocidade final a CBR 600F chegou aos 220 km/h embora haja relatos que ela alcance os 240 km/h, certo é que a ação da carenagem só surti efeito em velocidades maiores, acima dos 100 km/h.
Vamos falar rapidamente das características da CBR 600F, seu tanque acomoda 18 litros, suas rodas são de alumínio aro 17, com pneus 120/70 na dianteira e 180/55 na traseira, ela possui freio a disco na dianteira com dois discos de 296 mm, enquanto na traseira o disco é simples de 240 mm.
A suspensão dianteira e traseira pode ter sua carga da mola e amortecedor ajustados de acordo com a necessidade ou humor do piloto, priorizando mais conforto ou esportividade, ou ainda devido ao tipo de piso que se pretende andar, isso é feito através de cliques nos para-fusos de ajustes, isso tanto para a dianteira quanto para a traseira.
Um ponto que a gente também precisa salientar é com relação ao seguro, e visibilidade frente aos ladrões , a CBR 600F é bem menos visadas (por enquanto) nas ruas pelos meliantes do que a CB 600 Hornet, que além de mais segurança e tranquilidade ao rodar nas cidades, também torna fazer o seguro dela mais viável.
Para quem se interessou na CB 600F ela é oferecida nas cores azul e branco para o modelo Standard e vermelha para a versão top C ABS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário