Seu nome, Versys, basicamente significa Sistema Versátil (de transporte), e foi lançada em 2006 no exterior fazendo muito sucesso, porém, só começou a ser importada do Japão para o Brasil em Junho do ano passado. Trata-se realmente de uma moto versátil para o trânsito urbano, pecando um pouco por ter um câmbio duro no engate das marchas, ela desenvolve bem o seu papel com um motor de dois cilindros em paralelo.
A média do consumo de combustível (leia-se autonomia) da Kawasaki Versys é de 19Km/l fazendo com que ela percorra mais de 300km com um tanque de combustível. A moto é equipada com freio ABS, que não possui a opção de ser desligado, que atua um pouco antecipado no freio traseiro deixando a desejar. Seu motor é o mesmo da ER6 porém com algumas modificações como sua potência máxima reduzida para 64cv a 8000RPM e seu torque, consequentemente, também reduzido para 6,2kgf.m em 6800RPM.
Seus faróis trabalham com duas lâmpadas independentes e isso nos dá um foco distinto entre alto e baixo auxiliando a visão em condições adversas durante a pilotagem. Segundo informações, a moto tem uma excelente suspensão mas você deve atentar-se para o ajuste que vem “por padrão” da sua revenda, busque informações para acerta-lo conforme você costuma pilotar para ter um melhor desempenho.
Um “vizinho” que trabalha em frente a minha casa tem uma moto dessas e foi vendo ele chegar e sair todos os dias da empresa que me inspirou em fazer este artigo, pois a moto realmente chama atenção pela sua beleza e seu diferencial e também pelo forte torque que é perceptível aos olhos, imagine para quem está dirigindo então…
A moto está disponível apenas na cor preta metálica aqui no Brasil e seu valor é de aproximadamente R$35.000,00. Veja a ficha técnica desta máquina e logo em seguida o álbum com fotos da Kawasaki Versys 650:
Motor | |
Cilindrada | 649 cc |
Diâmetro x curso | 83,0 x 60,0 mm |
Taxa de compressão | 10,6:1 |
Sistema de válvulas | DOHC, 8 válvulas |
Potência máxima | 47 kW (64 CV) / 8.000 rpm |
Torque máximo | 61 N·m (6,2 kgf·m) / 6.800 rpm |
Sistema de combustível | Injeção eletrônica |
Sistema de ignição | Bateria e bobina (ignição transistorizada) |
Sistema de partida | Partida elétrica |
Sistema de lubrificação | Lubrificação forçada (cárter semiúmido) |
Chassi | |
Rake / Trail | 25° / 108 mm |
Suspensão dianteira | Garfo telescópico invertido de 41 mm com retorno e pré-carga da mola ajustáveis |
Suspensão traseira | Monoamortecedor com retorno ajustável em 13 níveis e pré-carga da mola ajustável em 7 níveis |
Curso da suspensão dianteira | 150 mm |
Curso da suspensão traseira | 145 mm |
Pneu dianteiro | 120/70ZR17M/C (58W) |
Pneu traseiro | 160/60ZR17M/C (69W) |
Freio dianteiro | Disco duplo de 300 mm em forma de pétala, pinça com pistão duplo |
Freio traseiro | Disco simples de 220 mm em forma de pétala, pinça com pistão simples |
Ângulo de direção(esq. / dir.) | 35° / 35° |
Dimensões | |
Comp. x Larg. x Alt. | 2.125 mm x 840 mm x 1.330 mm |
Distância entre eixos | 1.415 mm |
Distância do solo | 180 mm |
Altura do assento | 845 mm |
Capacidade do tanque | 19,0 litros |
Peso em ordem de marcha | 206 kg / 209 kg (ABS) |
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