domingo, 1 de março de 2015

Versys 650

Vamos começar do jeito mais certo, a Kawasaki Versys tem aparência de uma big-trail mas realmente a sua praia não é o off-road, essa moto se utilizada em pistas de terra terá várias limitações como a sua suspensão que foi desenvolvida para andar em pisos “lisos”, como calçamento ou asfalto, e seus pneus que são impróprios para prática off-road.
Seu nome, Versys, basicamente significa Sistema Versátil (de transporte), e foi lançada em 2006 no exterior fazendo muito sucesso, porém, só começou a ser importada do Japão para o Brasil em Junho do ano passado. Trata-se realmente de uma moto versátil para o trânsito urbano, pecando um pouco por ter um câmbio duro no engate das marchas, ela desenvolve bem o seu papel com um motor de dois cilindros em paralelo.
A média do consumo de combustível (leia-se autonomia) da Kawasaki Versys é de 19Km/l fazendo com que ela percorra mais de 300km com um tanque de combustível. A moto é equipada com freio ABS, que não possui a opção de ser desligado, que atua um pouco antecipado no freio traseiro deixando a desejar. Seu motor é o mesmo da ER6 porém com algumas modificações como sua potência máxima reduzida para 64cv a 8000RPM e seu torque, consequentemente, também reduzido para 6,2kgf.m em 6800RPM.

Seus faróis trabalham com duas lâmpadas independentes e isso nos dá um foco distinto entre alto e baixo auxiliando a visão em condições adversas durante a pilotagem. Segundo informações, a moto tem uma excelente suspensão mas você deve atentar-se para o ajuste que vem “por padrão” da sua revenda, busque informações para acerta-lo conforme você costuma pilotar para ter um melhor desempenho.
Um “vizinho” que trabalha em frente a minha casa tem uma moto dessas e foi vendo ele chegar e sair todos os dias da empresa que me inspirou em fazer este artigo, pois a moto realmente chama atenção pela sua beleza e seu diferencial e também pelo forte torque que é perceptível aos olhos, imagine para quem está dirigindo então…
A moto está disponível apenas na cor preta metálica aqui no Brasil e seu valor é de aproximadamente R$35.000,00. Veja a ficha técnica desta máquina e logo em seguida o álbum com fotos da Kawasaki Versys 650:

Motor

Cilindrada649 cc
Diâmetro x curso83,0 x 60,0 mm
Taxa de compressão10,6:1
Sistema de válvulasDOHC, 8 válvulas
Potência máxima47 kW (64 CV) / 8.000 rpm
Torque máximo61 N·m (6,2 kgf·m) / 6.800 rpm
Sistema de combustívelInjeção eletrônica
Sistema de igniçãoBateria e bobina (ignição transistorizada)
Sistema de partidaPartida elétrica
Sistema de lubrificaçãoLubrificação forçada (cárter semiúmido)

Chassi

Rake / Trail25° / 108 mm
Suspensão dianteiraGarfo telescópico invertido de 41 mm com retorno e pré-carga da mola ajustáveis
Suspensão traseiraMonoamortecedor com retorno ajustável em 13 níveis e pré-carga da mola ajustável em 7 níveis
Curso da suspensão dianteira150 mm
Curso da suspensão traseira145 mm
Pneu dianteiro120/70ZR17M/C (58W)
Pneu traseiro160/60ZR17M/C (69W)
Freio dianteiroDisco duplo de 300 mm em forma de pétala, pinça com pistão duplo
Freio traseiroDisco simples de 220 mm em forma de pétala, pinça com pistão simples
Ângulo de direção(esq. / dir.)35° / 35°

Dimensões

Comp. x Larg. x Alt.2.125 mm x 840 mm x 1.330 mm
Distância entre eixos1.415 mm
Distância do solo180 mm
Altura do assento845 mm
Capacidade do tanque19,0 litros
Peso em ordem de marcha206 kg / 209 kg (ABS)



Nenhum comentário:

Postar um comentário