quinta-feira, 4 de setembro de 2014

YAMAHA XTZ 250 LANDER


Leve, pesando apenas 130 quilos, essa ON/OFF ROAD é muuuuito fácil de guiar, e um iniciante não terá qualquer dificuldade, para ter um bom domínio da moto, afinal, a estabilidade é um dos seus pontos fortes, mesmo quando passa dos 100 Km/h.

         O motor gira alto: até 9.500 rpm!
         O câmbio tem 5 velocidades e alcançamos em 5a marcha, 80 Km/h a 5000 giros; 95 Km/h a 6000 rpm, 110 Km/h a 7000 rpm, 125 Km/h a 8000 rpm e 130 Km/h a 9000 rpm. Só podemos ter essa certeza devido ao excelente conta-giros digital.

         Considerando que o torque máximo dela, que é de 2,1 Kgf, está a 6500 giros, e a potência máxima, que é de 21 cavalos, é atingida a 7500 rpm, se andarmos em uma estrada a 7000 giros constantes, a aproximadamente 110 Km/h, estaremos aproveitando a potência máxima dela durante todo o tempo.

         Em retas, chega tranquilamente aos 130 Km/h. E eu cheguei a 140 Km/h na estrada, mas só em descidas. Claro que a posição ereta do piloto cria uma resistência aerodinâmica, mas se você der uma inclinada no corpo, sentirá que o rendimento melhora muito, subindo o giro e a velocidade.

         O tanque de combustível, com capacidade de 11 litros, te dá uma autonomia de pelo menos 300 Km, já que o CONSUMO fica em aproximadamente 30 Km/l ! Isso é bastante, mas também depende da maneira de como você for pilotá-la. Se você andar “pianinho”, fará tranquilamente, 330 quilômetros com 1 tanque de gasolina.
         O que não acho prático, é o tamanho da reserva de mais de 1/3 do tanque. Quando a luz começa a piscar, ainda dá para andar mais de 100 quilômetros. Então eu ficava andando preocupada por 100 quilômetros, sem ter certeza de quanto tinha no tanque, pois não é impossível o roubo de combustível (já me aonteceu 3 vezes). Prefiro um marcador analógico.
         Uma das coisas que ajuda a LANDER a ser econômica, é a alimentação por INJEÇÃO ELETRÔNICA, ou seja, acabou o carburador e também a torneirinha que a gente virava para trocar a alimentação para a reserva.
         Uma dica para economizar gasolina, é não andar com o acelerador 100 % aberto. Se você chegar no final do curso, dê uma aliviada de leve e mantenha a aceleração constante que economizará bastante gasolina e não perderá velocidade. A não ser que esteja em subida.

         Como ela é uma ON/OFF road se sai muito bem em cidades onde o asfalto é todo remendado, os bueiros desnivelados ou têm ruas de paralelepípedos.
         E se você for para a terra fazer trilha, pode ajustar a suspensão, já que ela vem com a opção de ajuste de pré-carga na suspensão traseira, ou seja, você pode deixar a mola da suspensão mais mole, se você for fazer uma trilha, por exemplo, ou mais dura, se você for pegar uma estrada de asfalto.

       O FREIO A DISCO também na traseira, além da dianteira, foi uma excelente idéia, já que ajuda a XTZ250 a frear melhor nas descidas das trilhas.

       Como os pneus são de uso misto, convém baixar a calibragem se você for andar na terra.

       Além da PARTIDA ELÉTRICA, a XTZ 250 Lander traz um excelente PAINEL de CRISTAL LÍQUIDO e DIGITAL que, além do velocímetro, traz também 3 ODÔMETROS: um total e 2 parciais, e 1 marcador de combustível que te avisa quando a moto entra na reserva, que é de 4 litros. Se ela estiver fazendo 30 Km/l, você ainda terá pelo menos 120 Km para andar antes de dar pane seca. E ainda traz um relógio, o que considero de fato muito útil.

       As fábricas vão dando um jeito de popularizar cada vez mais os veículos de duas rodas...
       ...enquanto eu continuo sonhando que o governo acorde e dê incentivos e educação para a utilização em larga escala desses veícullos.

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