A Mission Motorcycles é conhecida no universo das competições por produzir motos elétricas de alta performance, atuando principalmente no TTX GP, campeonato mundial para motos com zero emissão de carbono, que teve sua origem como “prova demonstração” durante o TT da Ilha de Man, no ano de 2009. O TTX GP cresceu e hoje é um campeonato reconhecido inclusive pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM), que classifica as motos elétricas no segmento chamado de “moto verde”, por conta das carcterísticas destes modelos, voltados para preservar o meio ambiente.
A Mission RS (foto acima) nasceu assim, equipada com um pacote de baterias de 17 Kwh, que possibilita a maior autonomia disponível (aproximadamente 230 km). Seu motor elétrico, que gera 120 kW (163,2 cv de potência), impulsiona a moto a impressionantes 241 km/h. O modelo, top, traz como diferencia o garfo Öhlins FGRT e as rodas de carbono, além de outros componentes especiais para competição.
Já o modelo R (foto acima), é a versão de entrada, produzido em três versões e com baterias de capacidades diferentes. Possui componentes como suspensão dianteira Öhlins RT, pinças de freio Brembo e rodas Marchesini de alumínio, mas sua bateria conta com apenas 12 Kwh, o que faz sua velocidade final também diminuir, para os 225 km/h. Segundo o fabricante, existe a possibilidade de se equipar o modelo R com baterias de 15 e 17 kWh, fazendo com que autonomia e velocidade sejam iguais as do modelo RS.
Ambos os modelos são equipados com dispositivos tecnológicos de última geração, tais como como conexão para smartphone, tela de LCD touchscreen, bluetooth e GPS integrado. O painel de instumentos é totalmente digital. Os modelos podem ser emplacados e a recarga da bateria pode ser feita em qualquer tomada, utilizando-se o kit que acompanha a moto.
A sede da Mission Motorcycles é na cidade norte-americana de São Francisco, onde todos os anos são fabricados 40 motos do modelo RS e a quantidade que for encomendada do modelo R. Segundo o presidente da Mission Motorcycles “a indústria de motocicletas parece estar estagnada, onde os destaques são apenas pequenas melhorias. Somente combinando a expressão mais limpa de força bruta, fornecida por um motor elétrico, com a conectividade que esperamos, é que alguém pode realmente evoluir a moto no século 21. E este é, precisamente, nosso objetivo”.
Os preços, nos Estados Unidos, para os modelos fabricados pela Mission Motorcycles são os seguintes:
Mission RS Top (modelo competição) – bateria 17 Kwh – US$ 72.499,00
Mission RS Standard – bateria 17 Kwh – US$ 56.499,00
Mission R – bateria 17 Kwh – US$ 39.999,00
Mission R – bateria 15 Kwh – US$ 33.999,00
Mission R – bateria 12 Kwh – US$ 29.999,00
Fonte: Mission Motorcycles
Fotos: Divulgação/Mission Motorcycles
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