quinta-feira, 28 de maio de 2015

Yamaha R1

No último Salão de Milão (EICMA 2014), a Yamaha promoveu a apresentação, com direito a Avant Premiére, da nova Yamaha R1, que foi revelada aos jornalistas de todos os cantos do mundo, presentes ao evento, por Valentino Rossi (#46) e Jorge Lorenzo (#99), os dois pilotos oficiais da marca no Campeonato Mundial de Motovelocidade, o MotoGP. A nova Yamaha YZF-R1 é a mais recente geração da superesportiva da “Marca dos Três Diapasões”, que segundo Rossi “é o mais próximo possível que se pode chegar da M1”, a moto-protótipo utilizada por ele no Mundial.
1507aa
A nova geração da R1 vem equipada com motor quatro cilindros em linha de 998 cc, capaz de gerar 200 cavalos de potência máxima a 13.500 rpm, e 11,46 kgf.m de torque, a 11.500 giros. São 18 cavalos a mais que a versão anterior, cujo propulsor chegava “apenas” a 182 cavalos. A tecnologia permanece crossplane, porém com novo virabrequim, bielas de titânio, pistões mais leves (em alumínio forjado), além de uma entrada de ar maior, que aumenta a compressão desse propulsor.
1507
O chassi deltabox também é novo, agora em alumínio fundido e utilizando o motor como parte do mesmo conjunto, rigidamente montado na estrutura, incorporando um subquadro traseiro forjado em magnésio (mesmo material das rodas), que lhe confere uma maior perda de peso. Já o braço oscilante de alumínio é do tipo treliçado “montado para cima”. O peso total é de 179 kg a seco e 199 kg abastecida.
1507b
Na dianteira, a máquina ostenta dois faróis pequenos em LED, cada um nas extremidades da entrada de ar central, e luzes de posição, também em LED. Há também uma rabeta com recorte diferenciado, com a lanterna traseira na vertical e painel de instrumentos com tela TFT.
1507a
O pacote tecnológico da nova YZF-R1 traz o sistema Inertial Measurement Unit (IMU), composto por três sensores giroscópicos capazes de monitorar a força “G” e os dados 3D. O modelo vem ainda com freios ABS de competição, conjugados com controles de tração e arranque. Outro destaque é a Unidade de Controle de Comunicação (CCU), que tem GPS integrado e funciona como um banco de dados, incluindo os tempos de volta (caso a moto seja utilizada em um circuito), velocidade, aceleração, rastreamento GPS e ângulo de inclinação. Estes dados podem ser visualizados em um computador ou tablet, via Bluetooth.
1507c
Com previsão de chegar às concessionárias europeias este mês, a nova Yamaha YZF-R1 estará disponível nas cores azul/prata fosco, vermelho/branco e preto/cinza, todas ao preço sugerido de US$ 16.490,00 (dólares). A versão exclusiva para competição, a YZF-R1M, será vendida a US$ 21.990,00 (dólares), apenas com acabamento em fibra carbono e na cor metal líquido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário