Sendo item de série a partir desses mês para as versões ESD e EX da CG 150 Titan, o CBS causou um aumento de apenas R$180,00 nos valores de cada modelo. A CG 150 Titan CBS 2015 tem o preço sugerido de R$7.680,00 na versão ESD e de R$8.180,00 para a EX.
Freios Combinados para nova CG 150 Titan CBS 2015
Através da utilização apenas do pedal de freio traseiro (sem tocar com a mão no manete do freio dianteiro) o sistema CBS distribui o poder necessário para a frenagem entre as duas rodas da CG 150 Titan. O sistema faz uma ação combinada entre os freios traseiro e dianteiro à fim de garantir maior eficiência na hora de frear a moto.A intenção da Honda é trazer mais segurança para todos os tipos de pilotos, principalmente para os novatos. Que muitas vezes, por conta do mito de acidentes e capotamento ao usar o freio dianteiro, passam por aulas que não dão experiência suficiente para utilização correta do mesmo.
Segundo informações do colunista do G1 Roberto Agresti, para que a redução de velocidade em piso seco seja feita adequadamente 70% da força deve ser utilizada no manete do freio dianteiro, enquanto que apenas 30% devem ser aplicadas no pedal do freio traseiro.
Como funciona o sistema de freios CBS da CG 150 Titan 2015
Comparando os freios CBS da 150 Titan com os ABS, equipado em motocicletas de grandes cilindradas, a diferença está em que o primeiro sistema (CBS) não evita o travamento da roda. Já no ABS a sua função é justamente essa, evitar que as rodas se travem em uma frenagem brusca.A opção da Honda pelo CBS em vez do sistema ABS é justamente porque o ABS não seria tão eficaz quando a moto estiver rodando em terrenos irregulares e de chão batido. Podemos até mesmo observar que os modelos de grandes cilindradas que possuem freio ABS e que são feitos para uso misto, tanto no asfalto quanto chão batido, possuem a opção de desligar o ABS. Justamente para rodar em estradas de terra com mais efetividade.
O sistema de freios CBS equipado na nova CG 150 Titan 2015 faz com que, ao piloto pisar no pedal de freio traseiro, o freio dianteiro receba automaticamente 25% de sua capacidade total de desaceleração. Os 75% restantes só se aplicarão à roda dianteira caso o piloto acione o manete de freio dianteiro. Isso garante uma boa eficiência no momento da frenagem e ajuda os novos pilotos que desconhecem a maneira correta de desacelerar a motocicleta.
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