Após o lançamento da nova Yamaha YZF-R1, que nitidamente é inspirada no modelo M1 pilotado por Valentino Rossi e Jorge Lorenzo no Campeonato Mundial de Motovelocidade, chegou a vez de a Honda apresentar sua resposta aos amantes das superesportivas no Salão de Milão (EICMA). Trata-se de uma moto-conceito para as ruas, que tem como base o protótipo RC213V, moto oficial de Dani Pedrosa e Marc Márquez na categoria MotoGP.
1441a
A Honda RC213V-S ainda não teve suas especificações técnicas divulgadas, mas, segundo nossas fontes no EICMA 2014, a moto vem equipada com um motor quatro cilindros em “V” de 1.000 cc, capaz de gerar 199,8 cavalos de potência máxima. Mais detalhes, segundo a “Marca da Asa”, serão apresentados durante o próximo Salão de Tóquio.
1441
Ao contrário da nova Yamaha R1, uma moto que já está pronta para ser produzida em série, esta moto-conceito da Honda ainda é um ensaio do que pode ser sua nova superesportiva de 1.000 cilindradas. Porém, é bom lembrar que estes “conceitos” funcionam muito bem como “jogada de marketing”, principalmente durante esses eventos. Nesse quesito, parece que a Yamaha está um passo à frente da Honda, pois já tem uma moto “pronta” e não um protótipo para ser exibido em um Salão.
1441b
Visualmente, a RC213V-S leva as cores da Honda Racing Corporation (HRC), divisão esportiva da marca japonesa, e seu desenvolvimento contou realmente com a colaboração de Pedrosa e Márquez, este último já com o título desse ano assegurado na categoria máxima do motociclismo mundial. Mas, vale lembrar, que mesmo trabalhando nesta máquina para 2015, a Honda ainda terá de se esforçar (e muito) para surpreender os consumidores, pois além da Yamaha, já com uma moto prontinha para sair do forno, a Kawasaki vem correndo por fora com sua Ninja H2 e o novíssimo motor supercharger.

Fonte: EICMA 2014
Fotos: Divulgação/Honda