O chefe de engenharia e P&D de novos produtos da Harley-Davidson, Jeff Richlen, afirma que o modelo possui um som característico e único, algo muito presente nas motocicletas que utilizam motor a gasolina da fabricante. Ainda segundo Richlen “O som foi inspirado no barulho de uma turbina de avião. É totalmente natural, mas trabalhamos no acabamento interno para que soasse assim”.
LiveWire a primeira moto elétrica da H-D
Alguns fãs tradicionalistas da Harley-Davidson já estão abrindo questionamentos sobre a fabricante ingressar nesse novo segmento e acabar perdendo um pouco de foco nos outros segmentos, porém, a fabricante deixou extremamente claro que a integração de motos elétricas em sua linha de produtos é apenas mais um item para somar: “Não é uma mudança para nós, é uma soma para a linha. Nossos tradicionais consumidores podem ficar tranquilos que vamos continuar produzindo os modelos tradicionais”, disse Matt Levatich, presidente da Harley-Davidson.A LiveWire está primeiramente passando por todo o EUA em um tipo de fase de experimentação com clientes, onde eles poderão sugerir mudanças ou alterações que acharem necessárias para que o modelo siga para produção em série. Apesar da H-D LiveWire já possuir alguns modelos totalmente montados e regularizados para rodar segundo as leis de trânsito dos EUA a novidade ainda não teve sua fabricação em série oficial anunciada.
Essa fase de experimentação pode vir ao Brasil também, segundo o vice-presidente da Harley-Davidson Mark Han-Richter: “Estamos estudando se esta turnê também passará no Brasil”. Atualmente a motocicleta elétrica percorrerá a famosa Rota 66, nos EUA, durante o ano de 2014. Já para 2015 é programado que a LiveWire expanda seu passeio para a Europa, Canadá e quem sabe o Brasil.
De 0 a 100km/h em pouco mais de 4 segundos
Apesar de possuir um motor elétrico e toda aquela aparência ainda um pouco incomum dos modelos elétricos a LiveWire mostra as forças que as Harleys costumam ter. Seu propulsor elétrico é capaz de gerar até 74cv de potência e sua velocidade máxima é de quase 150km/h limitada por um sistema eletrônico. Seu torque fica em 7,18kgf.m e a motocicleta elétrica é capaz de fazer de 0 a 100km/h em pouco mais de 4 segundos. Algo semelhante as motos de médio-altas cilindradas com propulsor que são alimentados por gasolina.A novidade pode rodar até 85km seguidos com apenas um carga em suas baterias e a recarga total demora aproximadamente três horas e meia para ser concluída. Não há informação, mas possivelmente existe um sistema de carga rápida que é capaz de recarregar até 50% das baterias em algo próximo a uma hora ou menos, como já é comum em outras motocicletas elétricas. Outra tecnologia que auxilia na recarga das baterias é um sistema de regeneração de energia através das frenagens, onde um pouco da carga das baterias é recuperado conforme os freios são acionados.
Com um aspecto totalmente comum das motos elétricas que já vimos no mercado, porém, com um jeito totalmente particular de Harley-Davidson a moto elétrica traz alguns itens um pouco incomuns em motos da fabricante como sua suspensão traseira monoamortecida, seu conjunto óptico frontal e, o mais incomum de todos, seus retrovisores, que ficam abaixo dos punhos e alinhados com os piscas frontais.
A LiveWire ainda não teve seu preço informado e nem mesmo a data que chegará nas lojas. Como em 2014 a moto elétrica vai ficar viajando pela Rota 66 em fase de testes fica claro que a data para começar a ser vendida deve ficar por meados de 2015 e 2016.
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