Durante a primeira etapa do Campeonato Mundial de Superbike, realizada em Phillip Island, na Austrália, no último final de semana, a MV Agusta revelou sua mais nova criação: a F4 RC, uma máquina nascida para as pistas, mas que deve tomar as ruas em breve, ainda como edição limitada. “Esta nova moto, ultra-refinada, será entregue ao piloto Leon Camier (#2), que vai desenvolver o modelo para que o mesmo possa ser comercializado como uma moto de edição limitada para uso em estradas, ou como uma máquina pronta para competições, de tal modo que os entusiastas poderão desfrutar de todos os seus 212 cavalos de potência como padrão”, declarou a fabricante italiana em nota.
1648
Leon Camier: O primeiro “proprietário” de uma MV Agusta F4 RC
Esta decisão da MV Agusta segue os mesmo passos da Kawasaki, que lançou a Ninja H2 em duas versões, sendo uma com 200 cv e outra, a H2R (destinada apenas ao uso em autódromos), com 300 cv. Também na mesma direção está a Yamaha, com a novíssima YZF-R1, que possui as versões R1, tradicional, e R1M, destinada somente às competições.
1648b
MV Agusta F4 RC de frente
Em comum com esses lançamentos está a utilização de materiais especiais na construção do projeto, tais como fibra de carbono, magnésio e titânio, além de outros componentes nobres que contribuem para o baixo peso e alto desempenho da moto. A nova MV Agusta F4 RC vem equipada com propulsor de quatro cilindros em linha de 998 cc, capaz de gerar 212 cv de potência máxima a 13.600 rpm. Para incrementar o pacote, as suspensões são da marca Öhlins, os freios da Brembo e o sistema de escapamento da Termignoni.
1648c
MV Agusta F4 RC de costas
Na primeira prova de fogo da MV Agusta F4 RC, Leon Camier terminou a primeira bateria na décima posição e a segunda corrida na oitava colocação, nada mau para a estreia de um novo modelo. Resta saber agora, quando essa máquina vai ganhar as ruas… e por quanto.

Fonte: MV Agusta
Fotos: Divulgação/MV Agusta