Ela tem a potência de uma 1.000 cc e a dirigibilidade de uma 600 cc… Talvez essa seja a melhor definição da lendária Suzuki GSX-R 750, que completa 30 anos em 2015. Esse icônico modelo surgiu em 1985, fruto da necessidade de se projetar uma moto de corrida menor, mas com enorme potência. Para isso, a casa de Hamamatsu desenvolveu um quadro de berço-duplo perimetral confeccionado em alumínio, o primeiro do gênero a equipar uma 750 cc, cujo peso era cerca de 8 kg menor do que os quadros de aço feitos para motos similares naquela época.
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O começo: Em 1985
A GSX-R 750 é considerada a primeira motocicleta Race Replica, pois tinha sim características originais de uma moto de corridas, mas projetada para andar nas ruas. A primeira de sua linhagem era equipada com motor de quatro cilindros com refrigeração mista, com o óleo arrefecendo as válvulas e cabeçotes, característica que tornava esse propulsor bem mais leve que aqueles refrigerados a líquido, produzindo 106 cv de potência máxima, para um conjunto de 179 kg a seco.
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O sistema SRAD veio em 1996
As primeiras unidades começaram a ser comercializadas em março de 1985, trazendo ainda novidades como carburadores guilhotina, embreagem com acionamento hidráulico, câmbio de seis marchas e pinça de freio na dianteira com quatro pistões opostos, além de rodas de 18 polegadas. Essas características evocavam ainda mais seu espírito racer, traduzido no slogan: “Tecnologia e desempenho de pista por um preço acessível”.
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Visual da categoria MotoGP
Muitas foram as inovações, mas como não associar a GSX-R 750 à sigla SRAD (Suzuki Ram Air Direct), evolução desenvolvida pela marca japonesa no ano de 1996, caracterizada por um sistema de indução direta de ar forçada pelos dutos frontais da motocicleta, que utiliza a própria força do vento quando a máquina atinge altas velocidades, aumentando assim a compressão do motor e proporcionando um ganho aproximado de 10 cv de potência.
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Compacta, leve e potente
Atualmente, a Suzuki GSX-R 750 é única em sua categoria, e ganhou visual inspirado nas motos que disputam a a categoria MotoGP no Campeonato Mundial de Motovelocidade deste ano. Uma homenagem mais que justa, para uma moto que nasceu destinada a encarar as pistas e que, mesmo com o passar dos anos, continuou fiel aos seus principais atributos: compacta, leve e potente. O modelo 2015 da GSX-R 750 vem equipado com um propulsor capaz de gerar 150 cv de potência máxima, para um peso de 190 kg em ordem de marcha. Vida longa a esta lenda.

Fonte: Suzuki
Fotos: Divulgação/Suzuki