No ano de 2009, a BMW lançou sua superesportiva: A BMW S 1000 RR. O modelo esbanja potência e tecnologia e rapidamente se tornou a referência no segmento. Agora, no segundo semestre de 2011, uma nova versão do modelo foi apresentada: A BMW S 1000 RR HP4, que em fevereiro se juntará ao portfólio de motocicletas da marca alemã comercializadas no Brasil.
A denominação “HP” deriva de “High Performance”, e o número “4″ se refere aos quatro cilindros da S 1000 RR. A BMW já possuía motos com denominação semelhante, como a HP2 Enduro, a HP2 Megamoto e a HP2 Sport, porém, como na a HP4, o número “2″ no nome se refere, nestes casos, a motos de dois cilindros.
A HP4 é mais leve que a versão “normal” da BMW S 1000 RR, que tem 178kg de peso seco. A nova versão possui apenas 169kg (também seco) ou seja nove quilos a menos que a “irmã”. Esse peso foi atingido por causa das peças em fibra de carbono, como a mesa, que traz a inscrição HP4, e alguns itens da carenagem.
A versão HP4 ainda recebeu um novo sistema de exaustão, produzido em titânio. O sistema de escapamento é produzido pela Akrapovic e contribuiu com uma redução de 4,5kg, além de melhorar a curva de torque e favorecer as médias rotações. O modelo possui, além todos os itens já presentes na S 1000 RR, um Race ABS, equipamento de segurança que já equipava a versão tradicional, agora aperfeiçoado e mais eficiente, assim como o controle de tração.
Outra novidade é o Dynamic Damping Control (DDC), um sistema de amortecedor eletrônico. A novidade é um item inédito em motocicletas de série, trata-se de um sistema totalmente inovador que verifica o pavimento e ajusta automaticamente a suspensão às condições da pista, o que favorece a pilotagem na rua, na estrada ou em um autódromo.
O motor é o mesmo da S 1000 RR: um quatro cilindros em linha de 999cm3, refrigerado a líquido, com potência máxima de 193 cavalos a 13.000 rpm e 11,45 kgf.m de torque máximo a 9.750 rpm. Mas, vale lembrar, que o motor da HP4 tem mais força entre as faixas de 6.000 a 9.750 rpm, por conta do sistema de exaustão. Além disso, não há redução de potência entre os modos Rain, Sport, Race e Slick, porém a entrega de potência é diferente em cada um destes ajustes.
A BMW ainda disponibiliza alguns acessórios para deixar a HP4 mais esportiva. Trata-se de um pacote de competição que conta com mais peças em carbono, pedaleiras e manetes especiais, rodas em alumínio com acabamento em azul metálico e adesivos diferenciados, que a torna “HP4 Competition”.
A previsão é que a BMW HP4 desembarque no Brasil em meados de fevereiro, quando passará a ser comercializada. Os preços são: HP4 R$ 85.600,00 e HP4 Competition R$ 98.900,00.
Reservas sob consulta nas concessionárias autorizadas BMW Motorrad Brasil.
Fonte: BMW Motorrad Brasil
Fotos: Divulgação/BMW
Nenhum comentário:
Postar um comentário