quinta-feira, 18 de junho de 2015
CB 1000R
Projetada no centro de desenvolvimento da marca, em Roma, juntamente com o estúdio Rossocromo, essa versão foi proposta para fugir do lugar comum, partindo do pressuposto de que alguns consumidores gostavam de personalizar suas motos. Sendo assim, a Honda propôs criar um modelo com base na CB 1000R já personalizado de fábrica, com formas um pouco mais agressivas, mas conservando a base mecânica e o pacote tecnológico da moto original.
A CB 1000R vem equipada com motor quatro cilindros em linha de 998cc, com injeção eletrônica de combustível e refrigeração líquida. Este propulsor foi reprojetado, ganhando cabeçote com elementos em magnésio, novo mapeamento da injeção, entre outros desenvolvimentos, que resultaram em uma potência de 125,1cv a 10.000 rpm e um torque de 10,1 kgf.m a 7.750 rpm. O escapamento tem saída única, pelo lado direito, em posição mais baixa, para reduzir o centro de gravidade, porém a parte de baixo às vezes “arrasta” no chão, quando há um garupa na moto.
Seu painel, colocado na minicarenagem do farol, é completamente digital e apresenta um grande conta-giros, com escala horizontal na parte central. Na dianteira, abaixo do farol, há lâmpadas inferiores de LED, do tipo canhão, que harmonizam o conjunto com a traseira, apresentando suporte de placa pendurado. O estilo naked streetfighter fica caracterizado pelo motor pintado de preto, deixado à mostra de forma proposital. Seu chassi de berço duplo é confeccionado em alumínio e tem uma viga central, como uma espécie de espinha dorsal, que utiliza o motor como peça estrutural para reduzir o peso, as dimensões e conferir mais rigidez ao conjunto.
Com ótima ciclística, os aros das rodas da CB 1000R são em liga leve e têm diâmetro de 17 polegadas, medida que também confere maior agilidade nas mudanças de direção, exatamente como nas superesportivas. O freio dianteiro possui dois discos de 310 mm, com pinças radiais Tokico. Já o freio traseiro tem disco de 256 mm de diâmetro. O sistema antitravamento ABS, com Combined Braking System (CBS) – que distribui a frenagem entre as duas rodas conforme a necessidade – é opcional. O conjunto de suspensão dianteira é invertida, com tubos de 43 mm de diâmetro e 120 mm de curso. A traseira é equipada com monobraço e monoamortecimento, com 128 mm de curso.
Com câmbio de seis velocidades, a CB 1000R é uma moto com ótima condição para uso na cidade, mas que também encara as estradas e rodovias com muita desenvoltura, apesar de o vento castigar um pouco o condutor em velocidades mais altas. Seu preço aproximado e sugerido é de R$ 43.500,00 (versão ABS), sem incluir impostos e frete, nas cores HRC, branca e preta.
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